what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

o lider da patota

Ontem fui com o Mauricio buscar o filhotinho na creche. Chegando lah, encontramos criancas comportadas, sentadinhas a mesa tomando seu 'afternoon tea' como manda o figurino. Pois bem, o sossego nao durou muito e assim que o Vini nos viu, comecou a fazer festa e apresentar seus amiguinhos. Disse o nome de uns tres, apontando pra cada um e no fim, disparou a falar o proprio nome e se pos a correr em volta da mesa do lanche. Nao demorou pra que fosse seguido num roda-roda infinito por todas as criancas, que corriam e gritavam: "Vini Vini Vini" repetindo como macaquinhos o que seu mestre fazia.
As tias, na tentativa de acalmar as criaturinhas descontroladas, chamavam a atencao pra outro canto, pra dispersar o movimento, foi quando uma delas teve a ideia de colocar musica. Pra que? O Vini foi o primeiro a aceitar a troca e atras dele foram seus fieis seguidores. Todos pulando, dancando, mas soh o Vini gritando =O|. Isso porque era o fim do dia e ele havia passado horas pulando e brincando na creche com os coleguinhas. O mais engracado foi ver a bateria de um por um acabando, menos a dele, eh claro. Vini continuava lah, firme e forte tocando o terror. Foi uma dificuldade tira-lo de lah. Eta bateriazinha dificil de gastar! E quando chegou em casa, ha! pensam que foi dormir? Pergunta pro pai dele...

banana-cucu-mel

Este eh o papazinho predileto do pequeno: bananinha amassadinha com pedacinhos de cookies e mel. Eh a primeira coisa que ele pede ao chegar em casa da creche, e nos fins de semana, pede logo quando acorda, ainda deitado na cama :). Durante a semana ele nao tem tempo de comer antes de sair pra creche, coitado, porque jah acorda colocando a mochila nas costas e falando: "vovoh tina" (a tia preferida de creche) "anta, papai!" (anta = levanta) "achaih" (= vamos sair). eh ou nao eh uma figura rara?

gente (sem nocao) que me irrita

Sabe aquele tipinho que esbarra contigo na rua, pergunta sobre sua vida, ao que vc educadamente responde que estah tudo bem, mas ele nao se dah por satisfeito, e continua: "casou?" e se tiver casado "pra quando eh o filho", e se jah tiver um filho "e o segundo vem quando" e se jah houver um segundo "tah trabalhando" e se estiver trabalhando "jah comprou uma casa?". Sabem o tipo?? Pois eh, tem gente que eh, sim, muito sem nocao e nao sossega ateh poder dizer a frase "ah, mas nao se preocupa, vai acontecer..." (seja o casamento, o emprego ou a casa prorpia). Me irrita!

lucky poo

No fim de semana, Vinizinho, arteiro que soh, resolveu deixar um "presente" bem ao lado do peniquinho (aquele que ele nao usa pra outra coisa senao dar banho nos seus companheiros de chuveiro). Pois bem, ateh entendo porque ele nao quis depositar o tal presente no penico, afinal, pra ele, trata-se, na verdade, da banheira dos seus bonequinhos. Mas, po, bem do ladinho? Provocacao!
Enfim, o fato eh que terminado o feito, saiu pela casa gritando "lucky poo, lucky poo", com certo ar de contentamento. Lucky poo ('Coco da sorte')??? Que diabos eh isso?
Hoje, resolvi procurar na internet fundamento pra expressao... e nao eh que achei?? Soh ainda nao consegui relacionar os casos. Alguem tem alguma ideia?

Em tempo: pra quem ficou curioso a respeito o lucky poo, eh soh clicar na expressao em negrito ;)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

quick note

Cultural? Nao sei, mas uma cena que jah vi inumeras vezes aqui em Melbourne me choca um tantinho. Volta e meia vejo uma mae, que procurando ter as maos livres para segurar seu bebe, ou acomoda-lo no carrinho, ou dentro do carro, ou mesmo durante a troca de fralda, nao pensa duas vezes e segura a chupeta com a boca. Ateh aih, nada de mais, neh, voce pode tranquilamente segurar a chupeta pelo lado oposto ao bico, certo? Mas nao eh o que vejo por aqui. Vejo, sim, muitas maes que tacam a chupeta na propria boca, como se elas fossem o bebe. E andam pelo shopping ou pela rua assim, pagando chupetao, como se fosse a coisa mais natural do mundo, e quando o dono da dita-cuja a requisita, lhe eh devolvida a posse, assim, de uma boca pra outra. Pra que?, eu pergunto.

hora do 'quemegio"

No ultimo sabado, o Vivi apareceu com varias picadas de inseto na perna e aos poucos elas foram ficando bem inchadas - pelo visto ele eh alergico, como a mamae. Ao mesmo tempo, ficou um pouco resfriadinho, com uma tossinha chata e o narizinho escorrendo. Comecamos a dar as bolinhas e o xarope pro resfriado e a passar a pomadinha nas picadas de inseto. Bastou a primeira vez, para que ele, de hora em hora, pedisse: "quemegio, mamae" (quemegio = remedio), "bolila, mamae" (bolila= bolinha)
O problema eh que o resfriado passou logo e ele jah nao precisava mais tomar as bolilas, ops, bolinhas :), entao percebendo que nao teria mais bolinhas, resolveu intensificar no pedido pelo quemegio. A (nossa) sorte eh que ele passa o dia na creche, porque o bichinho jah acorda (quando nao o faz de madrugada) apontando pro "dodoi" e pedinho o tal do "quemegio" :)
Vamos ver o que ele vai inventar quando nao precisar mais da pomadinha...

ajuda, vivi!

Jah faz um tempinho que comecamos a tentar estimular nosso pequeno a, ao inves de gritar, chorar e se frustrar, pedir ajuda naquelas situacoes em que ele sozinho nao consegue resolver o caso. Entao, seja para abrir uma caixa de brinquedos, colocar no lugar a cabeca da Lilica, ou encaixar os vagoes no trenzinho, a gente fala pra ele: "pede ajuda pra(o) mamae(papai)", ao que ele prontamente repete: "ajuda, mamae(papai)".
Mais recentemente nosso filhotinho, prestativo que soh, comecou a, digamos assim, "oferecer" (o verbo mais apropriado seria impor) sua ajuda, e hoje eh muito comum voce ouvi-lo dizer: "ajuda, vivi!", seja quando estamos passando a roupa com o steamer, chegando com sacolas em casa, passando o aspirador, tirando o poh, levando o lixo lah fora, colocando ou tirando a roupa da maquina... tudo eh motivo pro Vivi querer ajudar e a nos, nos resta aceitar.
Eh muito fofo, coisa e tal, soh quero ver ateh quando este interesse nos afazeres domesticos vai durar =)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

quem mandou reclamar?

Vinizinho deciciu chamar de mamae um de seus bonequinhos, mais precisamente uma bonequinha completamente loira, personagem do Asterix. Eu, obviamente protestei: "Poxa, Vivi, a mamae nao tem cabelo amarelo!"
Ele, com muito jogo de cintura, nao titubeou e no mesmo segundo nomeou outro dos seus bonequinhos "mamae". Desta vez, a Lilica, galinha cor-de-rosa da Turma do Cocoricoh.
Essa fica de licao pra eu aprender a nao reclamar, porque pior sempre pode ficar =P

visita dos vovos - parte III

E pra encerrar, mais alguns momentos gostosos que passamos com vovo Feh e vovoh So :)

  
Visita ao Domaine Chandon

  
Tava friozinho...

  
Vivi e tia Vivian

  
Wine tasting for free? How come?

  
Com os oculos do tio Nicolas: coisa mais linda!

  
Picnic delicioso que a tia Vivian preparou. Sucesso total!

  
Nao basta ser pai, tem que correr pelo campo :)

  
Mais um tio pro Vini: eita menino de sorte :)

  
Trocando uma ideia basica ;)

  
Esse menino eh cheio de ideia!

  
Dia de jantar na casa da tia K: aniversario da vovoh So!

  
Tia K, fofa que soh, fez tambem bolo de aniversario! Yumi!

  
Fofos, neh?

  
No dia seguinte... Australian Open!

  
Claro, nao conseguimos entrar nas quadras mais empolgantes, mas deu pra ter o gostinho ;)

  
Gaviao gigante ou aguia? Not so sure...

  
Soh tem figura!

  
dando tchau pro dia de Australian Open

  
Mas da proxima vez - quem sabe daqui a dois anos? - quero ver o Federer (se ele nao estiver aposentado) e a Henin ;)

Claro que tiramos muuuito mais fotos, mas acho que 60 eh um bom numero pra postar no blog, neh?  ;)

visita dos vovos - parte II

Dando sequencia...

Meninas no aniversario da Polly :)

  
Meninos e Sofia (falem a verdade, o rapazinho de preto nao eh a cara do Jim Carrey?)

  
Parabens pra voce!

  
O bolo estava di-vi-no :)

  
Delicia de dia - reparem no Vivi abracado com o Elmo da Sofia :)

  
Ha! E nao eh que ele provou o tal Vegemite?

  
Eu tambem provei e sabem que eh ateh interessante?! Desde que voce passe uma camadinha bem fininha, quase transparente, claro :)

  
Dia de visitar os Pinguins na Phillip Island. Claro que o Vini se encantou com o pinguim ROSA, neh? Nao teve jeito! A vovoh ateh tentou convence-lo de ficar com o preto e branco, mas o caso de amor jah estava selado :)

  
E ele leva o tal pinguim pra toda parte e ainda diz: Vovoh deu! The sweetest thing :)

  
Nao sabia se corria do ou pro pinguim gigante :)

  
Dia de passear, mas nao esquecam o protetor solar! Claro que esquecemos, mas como estamos em Melbourne, havia gente distribuindo amostras na praia :)

  
Muito metido esse molequinho, neh nao?

  
E tem coisa mais gostosa que esse sorrisao?

  
Neste dia, estavam fazendo uma promocao na praia, distribuindo barras de Mars geladinho

  
Vini bem que tentou tirar uma do gelo...

  
Mas teve que se contentar em receber da mao dos promotores - e comeu toda, inteirinha!

  
Legal, neh?

  
Como voces podem ver, nao foi soh o Vivi que tentou arrancar as barrinhas de dentro do gelo

  
Hora de brincar na praia - de roupa e tudo, parece um paulistinha :)

  
Vovo e vovoh em St. Kilda

  
Meu farofeirinho fofo :)

  
Ainda temos que atravessar a boca do palhaco :)

  
Nao deu tempo de tirar a foto direito, mas este eh um tram (bonde) restaurante :) Nice, huh?

(continua e termina no proximo post)

posso ateh tardar, mas falhar, nao falho ;)

Hoje faz 3 semanas que vovo e vovoh foram embora e deixaram saudades. Ainda bem que alem das saudades ficaram tambem as fotos :) Entao, recordemos!

No minuto em que chegaram

 
Vivi adorando as pantufas de au-au

 
Visitando o escritorio do filho Doutor (mas nao daquele tipo que cura pessoas e sim do que confunde pessoas ;))
 
Vista privilegiada, huh? Pode ateh cobrar ingreso em dia de Grande Premio :)

  
Sim, doutor! Mas o trofeu e medalha sao porque ele alem de tudo eh bom de bola ;)

  
Agora sim, passeando ao ar livre, como o Vivi mais gosta

O Jardim Botanico de Melbourne eh fantastico e voce ainda pode pisar na grama :)


Nao falei?!

 
Esses cisnes sao destemidos e ameacadores :)

  
Quanta formosura

  
Que pose eh essa, meu filho?

  
Com a vovoh So

  
Com vovo e vovoh

  
Que menino comportado, gente!

  
As bochechas vermelhas nao negam, o calor estava de lascar!

  
Pra baixo todo santo ajuda, pra cima, o vovo Feh da uma forcinha :)

  
Que hora mais feliz!!

  
Caiu aguinha nos olhos, meu filho? :)

 
Crianca precisa de muito pouco pra se divertir, neh nao?

 
Alguem levou uma muda de roupa seca pra ele? Hummm, falha nossaaaaa

  
Pega!

  
Eh muita diversao pra um dia soh :)

(continua no proximo post)