what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

sábado, 30 de outubro de 2010

soh eu mesmo

***escrito aos 30 de outubro de 2010***

Sem dormir, ainda fraca e com uma dor de cabeca insuportavel aqui estou eu atualizando o blog e me perguntando porque inventei de comemorar o aniversario do Vini no fim de semana que vem. Nao pelo fato de comemorar, mas pelo que isso significa: produzir lembrancinhas, garrafinhas, chapeuzinhos, tudo personalizado com a carinha do meu palhacinho. Doida, neh? Parece ateh que tenho tempo sobrando, que nao tenho mais o que fazer e que estou cheia de saude e disposicao. Ha!
Mas esta sou eu, fazer o que? Um dia eu aprendo... ou nao.

Tudo personalizado: convite, etiquetinha do envelope, caixinhas de brinde, bloquinhos, embalagem de balas e crayons, chapeuzinhos, garrafinhas de agua... ah, o bolo eu soh idealizei, quem executou foi uma boleira brasileira de mao cheia que conheci aqui atraves da Polly

calmaria?

***escrito aos 30 de outubro de 2010***

Hoje, comeco a ter esperanca, especialmente porque esta noite o bebe, num ato milagroso, deu uma bela dormida apos a mamada das 9:30 PM, o que me permitiu ter 3 inacreditaveis horas de sono e como voces sabem, em terra de cego, quem tem um olho eh rei. Consegui, finalmente, descancar - se eh que podemos chamar 3 horas de sono de descanso. Mas nao para por aih, ele passou uma noite bem melhor, e quase nao chorou, soh o basico. Acordava, mamava, arrotava, tinha sua fralda trocada e dormia - jah no bercinho ao inves de no colo. Como? Bom, a parte da ausencia de choro nao sei explicar, foi coisa de momento mesmo, mas a parte da dormida no bercinho, aquele que ateh entao era plantacao de espinhos, usei a mesma tecnica usada com o Vini na epoca que o transferi do bercinho pro berco normal: aconchego! Ha quem me critique, que me atire pedras, ha ateh quem mande me prender, mas sabem de uma coisa? I know better! Aqui na Australia, onde bebe soh pode dormir de barriga pra cima e onde no berco nao se pode colocar um bumper sequer, certamente levaria um mega puxao de orelha... nao to nem aih, ofereceria a outra! O que tem feito o pequeno aceitar melhor o bercinho sao os bons e velhos rolinhos de cobertor. Sao dois, um fica apoiado nas costas do bebe, que deita de ladinho, e o outro fica na frente do bebe, abaixo do peito e passando por entre as perninhas. Dessa forma ele nao se sente solto e ao mesmo tempo consegue movimentar os bracinhos e perninhas, coisa que  nao consegue quando estah embrulhadinho (o Nick ODEIA ficar com os bracinhos presos). Bom, cada um joga com as armas que tem e por enquanto as minhas sao estas. Ele fica tao bem, com um semblante tao satisfeito que mal dah pra acreditar. Que bom que lembrei dos meus amigos rolinhos  =)

pior nao pode ficar

***escrito aos 30 de outubro de 2010***

Serah?
Pois aqui ficou e alem de nao ter mais meus pais aqui, uma nuvem negra se instalou no telhado aqui de casa e o Mauricio pegou uma gripe horrorosa no dia seguinte a partida dos meus pais e eu, embora nao tenha ficado gripada, fiquei tao emocionalmente abalada que nao conseguia comer nada e apos 24 horas com apenas agua no estomago acabei ficando doente tambem, fraqueza, febre, um frio descomunal, enjoo (ateh vomitei - odeio vomitar!), dor de cabeca fortissima... enfim, um belo cenario pra quem gosta de filme de terror. E como cuidar de um bebe e um molequinho estando os dois assim? Bom, o Vivi vai pra creche 4x por semana, thank God!, mas o bebe precisa de atencao full time, que eu ateh daria conta estivesse no meu estado normal, mas desse jeito fica um tantinho mais complicado.
O que posso dizer eh que passamos uma semana bem interessante, passei 4 noites e 4 dias sem dormir (quando muito cochilinhos de 20 minutos - um luxo!), me arrastando, sem comer, e, pra piorar com um bebe que resolveu desandar a chorar 24/7 um choro esgoelado que nada fazia parar, alem de nao dormir mais do que vinte minutos, exceto quando dormia no meu colo (mas aih, do que me adianta?).
O marido, tadinho, ia levar o Vini a creche e voltava pra ficar comigo e me ajudar com o pequeno encrenquinha, com uma fralda devidamente amarrada em volta do rosto pra nao infectar o bebe.
Dias dificeis.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

de pernas pro ar

***escrito aos 29 de outubro de 2010***

Minha casa estah absolutamente de pernas pro ar. Jamais imaginei que pudesse ficar assim - nem nos meus mais horripilantes pesadelos.

Brinquedos, roupas, almofadas, travesseiros, cobertores, copinhos... Uma zona! e eu de pes e maos atados... atados aquela cadeira onde fico amamentando, sabem? Bom, quando nao estou lah, estou andando com o bebe pela casa e vendo o estrago feito apos uns dias sem meus pais por aqui. Mas como voce pode saber se a casa estah realmente uma bagunca ou se eh mais um dos exageros da Eriquinha? Eu te digo como. Ateh meu marido estah incomodado com a bagunca!!! Sim, sim, sim! Ou melhor, Nao, nao, nao! =( Eh grave a crise.

Cade meu pai que nao deixava louca na empilhar e que pegou minha "doencinha" e vivia ajeitando as cadeiras em volta da mesa na marquinha correta do tapete, e o sofa, que insistia em sair do lugar? Cade minha mae que nao deixava poeira acumular e limpava a casa todo santo dia (um exagero, eu sei). Isso tudo fez com que o contraste do antes e depois ficasse ainda mais gritante e agora a vontade que eu tenho eh de sair correndo daqui.

Mas tudo bem, daqui a pouco as coisas se ajeitam, o bebe para de chorar e eu posso voltar a ativa - ou pelo menos a meia-ativa. Oh well, eh importante acreditar.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

culpa

***escrito aos 28 de outubro de 2010***

Na minha humilde opiniao, a pior parte de ter um segundo filho eh, sem duvida nenhuma, a culpa.
Eu, por exemplo morro de culpa cada vez que o Vini se aproxima e eu nao posso dar atencao, cada vez que pede que eu deite com ele e eu estou amamentando, cada vez que estou com o Nick no colo cantando pra ele e nao estou brincando com meu big boy. Fico arrasada. Queria mesmo era poder me dividir em duas, assim ninguem seria negligenciado.
Sorte grande eh que meu meninao eh super compreensivo e nada ciumento, sem falar que ele eh apaixonado pelo irmao. Ele acaba sempre entendendo que o irmaozinho precisa mamar e que precisa ficar no colo ateh dormir ou parar de chorar. Mas eh exatamente por isso que me sinto mais culpada, he is such a nice boy! Tao compreensivo e eu tao pouco tenho podido lhe oferecer...
Espero que essa fase passe logo... sinto muita falta de interagir com meu filhotinho numero um.

they are gone =(

***escrito aos 28 de outubro de 2010***

Apos dois lindos meses tendo ao alcance de minhas maos meus pais e minha sobrinha, eis que chegou a hora (nao no meu calendario, que fique bem claro) e eles partiram, voltaram as terras onde canta o sabia - se bem que descobri que eles tambem cantam aqui, acreditam?
Partiram na madrugada de segunda pra terca e junto levaram um pedaco do meu coracao, que em frangalhos me fez chorar compulsivamente o dia inteirinho. Passei a terca-feira sem conseguir comer nada, tudo me embrulhava o estomago. Chorava ao passar pelo quarto em que eles dormiam, chorava ao ver que o chinelinho do Vivi, ali junto a porta da varanda, nao tinha mais seu companheiro, o chinelinho da Juju :(. Chorei tambem ao ver uma muda de roupas esquecidas por minha mae, e ao me deparar no armario da cozinha com aquela vidro de Nescafe gigante com apenas uma raspinha. E quando encontrei a sapatilha cor-de-rosa da Juju lah no hall de entrada? Chorei de solucar. E assim foi meu dia, chorando, solucando, com uma tristeza que ha muito nao sentia, uma sensacao horrivel de perda, sabendo que na melhor das hipoteses os verei novamente no final de 2011.
Poucas horas apos a partida deles, jah sentia falta do repetitivo "tia eeeeerica" da Juju (e quando eu digo repetitivo, acreditem, a cada 2 minutos :)), da inquietude da borboleta, do cheirinho de cafe com canela do papai, e dele contando e se acabando de rir das peripecias do Vini nas idas ao parquinho, dos bolos e das comidinhas da mamae, do tempo que passei com eles, que os tive aqui pertinho 24 horas por dia, de ter podido conversar sobre tudo e sobre nada.
Claro que alem de todo o conforto emocional que eles proporcionaram, teve tambem a parte pratica, porque, meus caros, eles nao ajudaram, tomaram conta da casa, de tudo. Fazer comida? Dar banho nas criancas? Limpar/arrumar a casa? Levar a criancada pra brincar no parquinho (ou mesmo na varanda)? Varar madrugadas em claro, de prontidao pra pegar o bebe e faze-lo arrotar e trocar sua fralda? Andar pra cima e pra baixo com o bebe ateh ele parar de chorar... tudo sob controle.
Agora, estah tudo descontrolado e ainda nao consigo ver no horizonte a ordem de volta a esta casa, que se voces vissem como estah, certamente duvidariam que eu moro aqui. Mas pior do que casa baguncada eh casa baguncada e vazia, silenciosa. Claro, silencio eh bom, de vez em quando e por pouco tempo, uma horinha no maximo, passou disso, virou tedio, solidao, e eh assim que a casa se encontra.

Papi, mami e Juju, o tempo que voces passaram aqui foi daquelas coisas que nao tem preco, pena que acabou. Fica agora a saudade que qperta no peito, faz doer o coracao, mas fica tambem o desejo de que voces voltem e que nos permitam ter o prazer da companhia diaria de voces novamente.

sábado, 23 de outubro de 2010

primeiro mes fora da barriga

***escrito aos 24 de outubro de 2010***


Nick e a "abeluda" =)
 No dia 22/10, baby Nick completou um mes de vida fora da barriga... e como ele cresceu!

Na ultima consulta, a das 4 semanas, comprovamos que nosso comilaozinho de plantao estah num ritmo alucinado de crescimento e engorda. Agora, ele mede 54,8 cm e pesa 4,872 Kg. Cresceu e engordou acima do maximo esperado. Esse eh meu Big Boy :)

O lado ruim eh que as roupinhas de recem-nascido jah nao lhe servem mais - mas a mamae aqui, insistente, ainda forca uma barra... elas sao tao fofas, dah peninha de descarta-las.

Fora isso, aprendemos um pouquinho mais sobre como lidar com essa figurinha, gracas a enfermeira que nos atendeu, que deve ser meio bruxa, soh pode!, jah que descreveu com detalhes nao soh o comportamento do pequeno, como tambem os males que o assolam, tudo baseado na soma de dois fatores: minha declaracao de que ele mama(va) a cada meia-hora se lhe for permitido e o fato de que ele engordou acima do esperado.

Resumindo a opera, ela me aconselhou a nao sucumbir ao choro dele e amamentar com intervalos de no MINIMO duas horas, jah que o bichinho mama muito nao porque tem fome, mas porque eh guloso mesmo :). Brincadeiras a parte, a verdade eh que o fato dele aceitar o peito quando chora, nao significa que estah com fome e mesmo quando ele chupa a maozinha, isso nao quer dizer que eh hora de mamar, jah que a succao gera conforto, logo, ateh uma colica pode ser amenizada se ele for colocado pra mamar. Prova disso eh que, conforme ela viu em sua bola de cristal, muitas vezes ele dorme no peito apos dois minutos de mamada. Isso nao aconteceria se ele estivesse com fome. O que fazer? Nao dar moleza pro pequeno!, porque segundo a nurse, se eu amamenta-lo cada vez que ele chorar desesperadamente, ele vai aprender o mecanismo do dominio da situacao e gerar uma cenario pouco saudavel pra mim e pra ele. Pra mim porque eu fico exausta e em carne viva. Pra ele porque o fato dele mamar pouquinho tempo, faz com que ele pegue soh o leite inicial, o que dah mais gases (logo, mais colica), e assa o bumbum. Sem falar que mamando por pouco tempo, ele nao fica satisfeito de verdade, o que o faz acordar poucos minutos depois, querendo o famoso refilzinho e aih, meus caros, o dia vai passando e eu vou criando raizes naquela bendita cadeira.

No mesmo dia, comecei a botar em pratica o conselho da minha amiga enfermeira e, coincidencia ou nao, ele estah melhorando - apesar de ficar furioso por ter que esperar intervalos de duas horas entre as mamadas. Mas como dizem por aih, pra se fazer um omelete eh necessario quebras os ovos primeiro. Acho que o sacrificio de ve-lo se esgoelando estah valendo a pena. Mas nao quero cantar vitoria antes do tempo. Vamos aguardar uma semana e ver se o progresso continua. O importante no momento eh que consigo ver a luz no fim do tunel... jah pensou se o Nick vira um bebe modelo??? Que sonho! :)

Em tempo: sei que jah reclamei muito do sistema de saude daqui quando cheguei, mas preciso repetir que estou extremamente satisfeita com a saude infantil. Eles sao extremamente organizados e os profissionais sao absurdamente competentes. Mas isso eh assunto pra um proximo post ;)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ele quase nos enganou

Como jah contei aqui, baby Nick quase nos enganou, quase nos fez acreditar que seria um daqueles bebes faceis como todos os que conhecemos ate hoje (exceto seu big brother, claro).

A verdade verdadeira eh que ele chora o tempo todo que nao estah mamando, ou entao sendo embalado ao som de musicas variadas e balanco constante (como o irmao, adora um sobe e desce de escada - pobre vovoh). Ficar acordado, mesmo que no colo, quietinho, eh coisa que nao existe. Imagina eu sentada com ele no colo acordado? Pois pode riscar essa imagem, ela simplesmente nao existe.

Okay, ateh existe, uns 10 minutos de manha, apos a mamada e antes do coco, quando ele me permite fazer-lhe massagem nos pezinhos e ateh fica bem contente. Depois disso, nem pensar. Soh quer colo, peito, aconchego, atencao... senao chora, abre o bueh.

O bercinho por sua vez, continua cheinho de espinhos, precisam ver! Por enquanto (leia-se mais 6 dias), ainda posso contar com os bracos e garganta da vovoh, mas em breve eles estarao voando de volta pro Brasil, pobre de mim :(. A "mamata" tah acabando e daqui soh mais um pouquinho estaremos entregues a propria sorte. Mauricinho mesmo estah aproveitando seus ultimos dias de liberdade, porque como bem sabe terah que ser meu braco direito - ou pelo menos o esquerdo - epecialmente durante a madrugada, jah que o pequeno insiste em acordar de hora em hora (quando dou sorte, faz intervalos de duas!!). Tao cansativo :(. Isso porque hoje eu praticamente soh amamento e entrego pra vovoh, imagina quando ela nao estiver mais aqui?!

Durante o dia, jah desisti, nao tem jeito, o bichinho soh dorme no colo, nao tem jeito. E por falar nisso, lah vou eu novamente, porque aparentemente o colo e as cancoes da vovoh nao estao mais adiantando, eh hora da ordenha =O|

talk to you later

baby nick bolinha

Baby Nick estah aos poucos se transformando numa bolinha - e eu que achei que soh bebes de formula se transformassem em bolinhas... Tambem, mama o tempo inteiro, o que mais eu poderia esperar?
As meias jah apertam as canelinhas grossinhas, os bracinhos se apresentam rolicos, as bochechas incham a cada dia, e o papo? Isso mesmo, ele tem papo! Soh espero que nao entre num caminho sem volta, porque nessa casa o povo come que nem gente grande e a possibilidade de dieta eh nula. Dizem que com o tempo ele vai comecar a mamar menos e mais produtivamente. Tomara.

melbourne

Que eu adoro morar em Melbourne todo mundo sabe, novidade zero. A cidade eh bacana, conhecemos pencas de brasileiros, todos gente bonissima, e nossa vidinha aqui vai bem, obrigada. Mas como em tudo na vida, existem os dois lados da moeda e Melbourne tambem tem seus defeitos. Dois, eu diria. Um: fica do outro lado do mundo, longe pra danar, o que torna ir ao Brasil ou vir a Melbourne tarefa extremamente dispendiosa e  loucamente exaustiva. Mas nao eh soh isso, tem tambem o clima, que, caracoles!, eh louco de pedra. Em plena primavera, vejam voces, tivemos ha uns dias atras temperaturas dignas de inverno (6 miseros graus!). E a chuva que insiste em cair dia sim outro tambem? E o vento que corta mesmo quando o sol estah brilhando e o dia parece lindo?

Claro, vai chegar uma hora que a temperatura vai esquentar e, acreditem, vai esquentar tanto, que muitos terao saudades do fresquinho de outrora (menos eu, garanto!), entretanto, esse quentinho nao dura muito e de um modo geral o verao por aqui eh bem ameno - agradavel ateh, diriam uns.

Reclamacao feita, vou-me embora :) Volto depois com mais informacoes sobre o tema da hora: baby Nick ;) keep tuned.

conhecendo um pouquinho mais da erica

Seriados que me irritam: The Office e Glee.
Achei que o primeiro fosse a coisa mais irritante da face da terra, ateh que fui apresentada ao Glee.
Detalhe: os dois sao sucesso absoluto e, portanto, eu devo ser a chata, mas francamente, aquela garota, protagonista do Glee me dah nos nervos (nao soh a personagem, devo confessar).
Jah no primeiro caso, me irrita somente o seriado, porque eu sou fa do ator (nos filmes, que fique claro).
To ficando velha? Pode ser... mas que me irrita, ah isso me irrita.

mais do mesmo tema

Como neste blog nao se fala de outra coisa, vou parar de contar e mostrar, pra variar um pouquinho ;)


quer que desenhe?

Um dia apos ter completado tres semanas de vida, baby Nick, vejam voces, aprendeu a mamar. E eu que achava ser impossivel amamentar sem dor, experimentei uma sensacao nova, totalmente desconhecida, a sensacao de nao sentir nada, a ponto de duvidar que o pequeno estivese mamando :)

Foi na madrugada de quarta pra quinta que o milagre se deu, assim, do nada. Do nada? Bom, nem tanto assim...  A verdade eh que remexendo nuns panfletos que ganhei na maternidade encontrei um com ilustracoes que mostravam passo-a-passo como obter o encaixe perfeito. "Mas como assim?" voces poderiam me perguntar, "como voce nao sabe a maneira de encaixar o bebe no peito, sendo mae de segunda viagem?" Pois, meus caros, a verdade eh que muito embora tenha ido a varias especialistas em amamentacao lah em Bloomington, quando o Vini ainda era um baby, nunca ninguem me ensinou o que aquelas simples ilustracoes me ensinaram. Jah tive especialistas me mostrando formas diferentes, na teoria e na pratica, entretanto, nenhuma delas me mostrou o que veio ser minha salvacao, o que veio me livrar das dores IN-SA-NAS que eu sentia do principio ao fim das mamadas e que me faziam tremer soh de pensar que estava de novo na hora de amamentar.

Mas isso agora faz parte do passado, eis que a dor insana se foi. E, queridos, jah nao foi sem tempo, porque meu pequenino mama com intervalos curtissimos, praticamente de meia em meia hora, o que por si soh jah me deixa em carne viva... mas pelo menos agora ele tem a, let's say, pegada correta. Menos um problema.
Nada como um bom desenho pra explicar direitinho o que fazer :)

Em tempo: Nao pensem voces que eu nao entendia as tecnicas outrora a mim apresentadas, ou que nao havia eu visto outras destas ilustracoes. O problema eh que ainda nao havia sido apresentada a tecnica correta. Simples e correta, pro meu caso pelo menos. Tanto tempo perdido... Mas agora eh bola frente e vida nova!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

3 semaninhas

Baby Nick fez tres semanas e estah cada vez mais fofo, borrachudinho (tambem nao eh pra menos, porque o bichinho mama horrores!) e manhoso - soh quer saber de colo... to ferrada!

Entao aqui vao umas fotitas do pequeno fazendo o que ele mais faz nessa vidinha =)

Em tempo: estas ultimas tres semana mais pareceram tres meses, to exausta, jah cansada dessa vida de prisioneira da cadeira e olha que estah soh no comecinho...scary!

Ah, alguem sabe como se faz pra tirar os "espinhos" do bercinho? Sim, porque o bichinho acorda toda vez que eh colocado lah, impressionante. Dormir, soh no colinho. Se nao for assim, o bichinho abre o bueh. Oooooo sina essa minha!

outros rebentos

Nao poderia deixar de registrar aqui outros tres bebes, filhos de amigos, que nasceram contemporaneos do Nick. Sao eles: 

 Luisa 
filha da Paula e do Helio que nasceu de um soh push (can you believe it??!?!!?) dia 21 de setembro, um dia antes do Nick, enquanto eu passava horas em trabalho de parto aqui do outro lado do mundo; 
 
Isabel 
filha da Mari e do Fabio, que nasceu dia 29 de setembro, em casa, isso mesmo, eu disse EM CASA!;

Gael 
filho da Ju e do Gustavo, amigos de Bloomington, agora residentes do Planalto Central, que chegou lindo e cor-de-rosa, como a mamae dele, aos 10-10-10.

Deixo aqui meu desejo de muita saude e felicidade a essas tres criaturinhas lindas. Desejos estes que extendo, claro, aos papais e mamaes e, no caso da Luisa, tambem ao irmaozinho :)

duas coisas

A conclusao que eu chego apos meus dois partos turbulentos e meus dois bebes inquietos eh que, infelizmente, nao sou mulher parideira e muito menos mae de bebe calminho que soh mama e dorme. Nasci pra sofrer no parto e nos primeiros meses de vida dos filhotes. To um caco - apesar da mega ajuda que tenho recebido dos meus pais. Meu pai estah se saindo um recreador de primeira entretendo os furacoes barulhentos que sao a Juju e o Vivi. E minha mae, tadinha, passa noites em claro por causa desse bebezuco que muitas vezes acorda de hora em hora pra mamar... sim, porque minha funcao a noite eh basicamente amamentar, jah que a vovoh eh quem poe pra arrotar e o faz dormir novamente - sem falar que eh ela quem fica de olho em cada movimento do pequeno... Hmmm, soh quero ver o que serah de mim daqui a duas semanas, quando todos tiverem voltado pro Brasil... oh vida...

periodo de engorda

Esse negocio de ter aniversariantes nos meses de setembro (Nick), outubro (Vivi e Mauri) e novembro (eu) e emendar nas comemoracoes de Natal e Ano Novo eh um prato cheio (bem cheio) pras gordurinhas, porque, vou te contar, haja bolo! O periodo de engorda da casa vai durar bem uns quatro meses todo ano... Desse jeito nao haverah roupas que comportem tanta materia =)
Eu, surpreendentemente, apesar de toda a comilanca, estou perdendo peso numa velocidade assustadora e muito embora minha barriguitcha ainda nao esteja no lugar, jah se foram 12 Kg em 3 semanas. Not bad at all... Bem diferente do que aconteceu apos o nascimento do Vivi, gracas a Deus!
Soh espero que continue assim e que eu nao precise me preocupar em parar de comer os bolos e pudins e doces e chocolates e comidinhas gostosinhas... porque como voces jah devem saber, eu nao consigo mesmo =)

happy birthday to vivi!

Meu pequeno big boy fez tres aninhos na ultima segunda, dia 11 e como o irmaozinho ainda eh muito pequitito, ainda nao deu pra rolar comemoracao oficial, entao a vovoh fez o tradicional bolo de aniversario da familia :) pro Vivi cantar parabens e apagar as velinhas.

Como foi tudo de ultima hora, nao deu pra chamar nenhuma crianca e soh compareceram os tios de plantao: Nicolas e Vivian, Carla e Ricardo, o que deixou nosso pequeno bastante feliz, se sentindo super importante :). Pena que o papai nao estava aqui... mas tudo bem, quando o Nick passar da marca dos 30 dias, a gente programa uma comemoracao com a criancada.

 Por hora, aqui vao umas fotitas do parabens mega improvisado da segunda a noite.

caiu a ficha

Eh, a ficha estah comecando a cair e Vivi agora, apesar de ainda estar cheio de amor pra dar pro irmaozinho, jah requisita com ardor pelo colo da mamae. Ordena que eu entregue o irmaozinho pra vovoh e pede colo, cabelo, atencao... Nao aceita ficar pra depois e me deixa numa situacao dificilima, jah que eu morro de pena quando vejo a carinha de pedinte que ele faz =( Tipo, ele nao eh malvado, nao agride o little Nick, entretanto chora, faz beicinho e implora por atencao. Enquanto isso, baby Nick poe a boca no trombone, porque, claro, quer mamar - o tempo TODO!
Resultado? Muitas vezes me vejo amamentando o pequeno de um lado, na posicao football), tendo o Vivi do outro. Haja colo! Isso porque estou me recuperando de uma cesariana... jah viram, neh?

quem eh o bebe comportado da mamae?

Quem eh? Sei nao... Certamente nao eh baby Nick.
Eis que o danadinho enganou todo mundo direitinho e agora comeca a mostrar a que veio. A noite ateh dorme como um bebe normal, nao posso reclamar, jah que acorda a cada duas horas pra mamar e quando tenho sorte dah uma prolongada por ateh 3 horas (claro que tudo fica mais facil tendo a vovoh aqui, jah que ela me entrega ele no colo e depois o pega ateh que ele libere o arzinho que engoliu com a afobacao da mamada...). Mas durante o dia.... Jesus! O bichinho eh tinhoso, manhoso e soh quer saber de colo. Pra fazer o bichinho dormir no bercinho eh um sacrificio, parece ateh que tem plantacao de rosas espinhentas lah dentro. Fora isso, se deixar ele mama o dia inteiro. Nao posso passar perto que ele sente o cheiro e poe a boca no trombone. E nao me venham com essa estoria de que se ele mama eh porque tem fome, porque, acreditem, nao eh! O Bichinho nao larga o peito nem pra arrotar! Muitas vezes arrota ali mesmo e volta a mamar. Ateh quando golfa, raramente ha desperdicio, porque o comilao trata de engolir tudinho, nada escapa. Prova disso eh que em uma semana ele engordou, afirma a enfermeira, duas vezes mais que a media dos bebes da idade dele, posso com isso? As coxinhas e as bochechas nao negam. Comilao e manhoso.
Lembram que com o Vini eu era a prisioneira da torre? Pois com o Nick eu nao saio da cadeira. O boppy parece ser extensao do meu corpo, vivo com aquela meia rosca em volta da cintura, apoiando o pequeno pra mamar.
Bom, mas nao to aqui pra reclamar nao, porque mal ou bem, ele jah eh uma versao melhorada do baby Vini que alem de ter sido um chorao de marca maior, nao sabia mamar. Baby Nick apesar de nao ser mestre na arte e me deixar em carne viva, pelo menos consegue ficar muito bem alimentado ;)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

15 dias

Nick com 2 semanas de vida nos bracos do papai
 Quinze dias se passaram desde que baby Nick nasceu e surpreendentemente jah perdi 11 Kg e apesar da barriga de bolinha ainda inchada, jah consigo ver a luz no fim do tunel. Ainda nao me atrevi a checar as medidas, mas acredito que estejam regredindo (ou deveria dizer progredindo?)... e pelo menos desta vez nao fiquei com as coxas grossas como da primeira, o que jah eh um avanco! Cheguei a pensar em fazer fotos week by week da regressao da barriga, soh pra ver quanto tempo vai levar pra voltar ao normal, mas achei que poderia ser muito estressante, desisti.

Eu nao tive o tal glow que algumas gravidas tem, e soh agora minha pele comeca a melhorar (ou pelo menos voltar ao estado normal, que nao eh lah grandes coisas..). Meus cabelos, entretanto, estao secos e sem vida, to ateh parecendo a Monica dos Friends naquele episodio em que eles viajam pra praia e ela vira blackpower total. Preciso de uma ida ao salao urgente, mas nao sei quando poderei faze-lo, jah que meu princepezinho menor, apesar de ser um santo, um anjinho de candura, eh tambem um chicletinho e me faz prisioneira da cadeira e da rosca.

Baby Nick, conforme jah anunciado, eh sim um bebe exemplar, e apesar de chorar pelo colinho da mamae e adorar ficar pendurado feito um carrapatinho ateh finalmente capotar, eh melhor do que a encomenda, como eu nunca imaginei que pudese ser - mas, claro, meu parametro eh o baby Vini, que era impossivel e chorava dia e noite, noite e dia.

Amanha, receberemos novamente a visita de uma enfermeira de bebes que virah aqui pra consulta das duas semanas de vida do fofinho e se Papai do Ceu permitir, constataremos que baby Nick segue engordando - bom, pelo menos as bochechas estao aumentando =O|

Baby Nick apesar de compridelo, nao tem pes e maos de tamanho desproporcional como tinha  (e tem) little Vini. Acho ateh engracado aqueles pezinhos de bebe, pequeninos :). O Vini, como dizia seu dindo, parecia filhote de cachorro de raca, com  as patinhas grandes :) Baby Nick jah nao causa espanto, muito embora na maternidade tenham achado seus pes e maos enormes.

Oh well, chega de blablabla, vou aproeitar que o anjinho dorme pra descansar um pouquinho.

V.I.P.

Sabem o que eh ter gosto em pagar impostos? Bom, se voce mora no Brasil, certa e infelizmente nao sabe do que eu estou falando. Mas vou lhes contar que o imposto que a gente paga nao eh nada pequeno, mas pagamos sem um pingo de revolta, jah que os servicos que nos sao prestados de volta sao fantasticos.

Se jah estava feliz antes do nascimento do Nick, agora entao com toda a atencao que tenho recebido, estou ainda mais contente. Desde que saih do Hospital, jah recebi visitas de parteiras e enfermeiras que sao tao atenciosas/carinhosas que mal consigo acreditar. As visitas sao longas e cuidadosamente conduzidas, as enfermeiras e parteiras sao umas fofas que fazem de tudo pra que sua recuperacao seja o mais suave possivel. na ultima visita que recebi, fui avisada que a proxima consulta do baby seria no centro de saude da crianca, que fica bem pertinho daqui, entretanto quando disse que meu marido nao estaria aqui naquela (no caso, nesta) semana, ela prontamente reorganizou tudinho pra que fosse possivel alguem vir me ver em casa novamente. Alem disso, ainda me ligou jah no fim do dia pra dar o contato de um medico de familia perto de casa, jah que o nosso ficava laaaaaa em Brighton. Eh muita consideracao, neh nao?

Hoje fui a nossa nova medica da familia, Dra. Sonia Gomez-Paredes, uma colombiana very sweet que me deixou bem satisfeita... nem parecia medica da Australia. Sabe aquelas pessoas que realmente se importam com os outros? Pois eh, este eh o tipo.

A parteira que primeiro me visitou tambem nao fica atras nas gentilezas, tratou, por exemplo, de me arrumar uma especie de cinta pra dar um apoio aos musculos abdominais (aqueles que se separaram), a qual deixou na recepcao do hospital pra que o Mauricio pudesse passar lah, quando lhe fosse mais conveniente, e pegar.
Realmente, passado quase um ano e meio, posso dizer que estou super satisfeita com a saude na Australia e fico preocupada soh de pensar na possibilidade de nao ter mais esse atendimento V.I.P. um dia.

eventos

E foi aberta a temporada de festas aqui em casa. A semana jah comecou com a comemoracao do aniversario do maridinho, que completou - abafa o caso - tlinta e tles aninhos :)

Ainda no domingo, tivemos bolo carinhosamente preparado pela tia Vivaaaaaaan que nunca perde uma oportunidade de exercer sua fofura :) Fomos levar as criancas pra passear no parque na companhia dos tios Nicolas e Vivian e acabamos por ser surpreendidos por um parabens de pre-aniversario. How nice is that?
Alias, como voces podem notar, baby Nick mal completou uma semana de vida e jah anda sassaricando por aih. Como ensaio, passeou perto de casa no sabado e acabou dando passos mais largos no domingo, quando demos uma paradinha na praia em St. kilda pra uma mamada basica e seguimos pro bom e velho parque em Elwood, bairro onde primeiro moramos aqui em Melbourne.

Na segunda, dia 4, dia oficial do birthday boy, maridinho passou o dia trabalhando e emendou num futebol noturno, entao soh deu pra cantar parabens jah tarde da noite (claro, tarde para nos mortais, pais de dois filhos). Nao fizemos festa, jah que por motivos conhecidos, ainda nao estou podendo com eventos de longa duracao, afinal, ainda estamos em fase de adaptacao, com um bebe que ora mama de meia em meia hora, ora o faz de duas em duas, sem muita regra ou criterio, obedecendo apenas a propria vontade. Eh, sou uma escrava leiteira, mas nao vou reclamar - pelo menos nao hoje - porque pelo menos as coisas estao caminhando bem, devagar, mas bem.

A noticia, em parte, ruim eh que nesta quinta-feira, maridinho parte pros States pra uma conferencia e soh volta na quarta =(. O desafio serah lidar com meus dois bebes durante a madrugada. Sim porque de madrugada, o nem tao pequeno Vivi sempre pinta lah no quarto e exige atencao, cabelo, quer conversar... coisas que tem sido deixadas no colo do papai Mauricio jah que a mamae aqui estah sempre com a nova cria no colo sendo alimentada. Claro que sempre tenho que arrumar um jeitinho de dar uma atencaozinha no final, mas soh no final, jah que o papai tah ali pra dar uma assistencia. Mas e agora, Jose? Como serah esta semana? Tah certo que o vovo e a vovoh estao aqui, mas quem disse que ele aceita substitutos? Quando ele quer a atencao de alguem, tem que ser daquele alguem e fim de papo. Oh well, vamos ver como fica...

Como nao poderia deixar de ser, deixo aqui mais uma penquinha de fotos ;)

baby Nick (com pouco mais de uma semana de vida) e cia. sassaricando por aih


Pre-aniversario do papai Mauricio no parque: soh alegria :)

Micro comemoracao de aniversario (surpresa) em casa - infelizmente desta vez nao deu tempo de chamar os amigos, foi soh a familia mesmo... mas teve direito a brinde triplo: new baby, new paper and new year ;)

day by day

Baby Nick estah cada dia mais fofo. Poderia eu deixar de compartilhar com voces tamanha fofura? De jeito nenhum! =) Outra coisa que nao posso deixar de registrar eh o bom comportamento dele, so far... O bichinho eh bonzinho como aqueles bebes dos quais eu ouvia falar. Claro, ele chora um pouquinho, mas soh quando tah com fome, ou coliquinha. No mais, eh um principe. Dorme bem (melhor de dia do que de noite, mas quem pode reclamar de um bebe que jah dormiu por 5 horas seguidas a noite?), nao precisou de formula ateh agora, nao reclama muito no banho... Pra ganhar o DEZ soh falta nao machucar mais a mamae na hora de mamar.
Ops, acho que ele leu meus pensamentos... acordou =O|
Oh well, eh a vida, lah vou eu novamente :)

caiu

como diria o Vivi: eca!
Aos 10 dias de vida, baby Nick perdeu o pedacinho de cordao que restava. Agora eh esperar (torcer para) o umbiguinho ir pro lugar e ficar bonitinho como o do big brother.
A proxima pendencia a ser resolvida eh a questao da circuncisao... oh vida...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

as visitas - parte I

Ateh agora nao foram muitas as visitas que baby Nick recebeu e o motivo eh muito simples, a mamae aqui estah exausta, logo, a temporada de visitacao ainda nao foi aberta oficialmente. Entretanto, jah consigo ver a luz no fim do tunel e acho que daqui uma semana teremos mais fotos dos visitantes :)
Por hora, tiveram a honra de conhecer meu segundo princepezinho, o tio Nicolas e a tia Vivian, A tia Flavia e o tio Luciano, a tia Ana e o tio Renan e a tia Carla e o tio Ricardo.
Entao, aqui vai a prova ;)

tio Nicolas foi o primeiro visitante :) e o unico homem que se atreveu a pegar baby nick no colo :)

flores lindas que o tio Nicolas levou

tio Luciano e tia Flavia

tio Renan e tia Ana

tia Carla e tio Ricardo

tio Nicolas e tia Vivian

flores lindas que o papai deu pra mamae :)
opa! mais visitantes! papai e mamae da tia carla :)

Mauri, eu (ainda com a barriga mega inchada - esse foi o unico problema da c-section so far...) e my little one

na maternidade e em casa: as coisas vao mudando

Nick chegou numa quarta de manha cedinho e por conta da turbulenta chegada, ficamos os dois no hospital por praticamente 4 dias. Digo praticamente porque me rebelei e resolvi sair no sabado a noite, jah que nao aguentava mais estar longe de casa.

Por lah, ficaram muito surpresos com minha decisao, jah que normalmente as pessoas pedem pra ficar mais, uma vez que o tratamento eh excelente, a comida nao eh nada ruim e a atencao eh constante. E, claro, nao eh todo mundo que tem em casa a mamae e o papai pra dar apoio extra ;)

Durante minha estada lah, pouco dormi, jah que a preocupacao eh constante, "serah que ele estah respirando?" hmm, tah quietinho demais..." "ai, esse calombo nao estava aih ontem..." E mesmo quando as enfermeiras passavam lah no quarto de madrugada pra pegar o bebe e me deixar livre pra dormir, nao adiantava. Ficava preocupada da mesma maneira. Resultado, dormia no maximo por uma hora, nunca mais do que isso. O engracado eh que havia uma enfermeira que toda noite chegava animada quase gritando: "Nicolas!! Olha quem chegou! Estava com saudade?" Uma figura :) E lah saia ela carregando meu pequeno pra que eu pudesse descansar. Soh que alem das preocupacoes, tinha o agravante do chororo dos bebes, uma sinfonia ininterrupta que varava a madrugada, cada qual no seu estilo, tinha pra todo gosto, de sopranos a tenores eles davam seu show por horas a fio. E como eh que voce dorme? Bom, eu nao durmo... e foi por essas e outras que decidi encurtar minha estada por lah.

Chegando em casa, qual nao foi minha surpresa ao ter uma noite calmissima, na qual o baby acordou somente uma vezinha pra mamar??! Fiquei sem fala!
E no dia seguinte? Fantastico! Um dia de calmaria, um bebe como aqueles dos quais ouvia falar. Serah que finalmente havia chegado minha vez?

Aih veio a segunda noite pra mostrar que depois da calmaria pode vir um tsunami. Tah, nao chegou a ser um tsunami, mas poxa, porque trocar o dia pela noite? Noite infernal, descanso zero. Completamente em claro. E no dia seguinte, novamente, um bom dia, seguido de uma pessima noite. E assim tem sido. De dia ele faz tudo direitinho (soh nao sabe mamar, mas isso eh um capitulo a parte) e a noite, parece que desaprende e soh dorme no aconchego do colinho, quando a mandibulinha jah se exauriu de tanto mamar, coisa que ele faz por horas sem desgrudar.

Hoje eh meu quarto dia em casa e confesso que mesmo tendo papai e mamae me dando todo o apoio o tempo todo, to muito cansada. Cansada e com os peitos em frangalhos, que soh de ouvi-lo chorar, me dah um arrepio que faz doer ainda mais. Mas fazer o que?

Bom, pelo menos aparentemente baby Nick estah bem, perdeu pouquissimo peso desde que nasceu, peso este que estah quase que completamente recuperado.

Na segunda pela tarde, veio aqui uma das parteiras do Hospital pra primeira visita e ficou muito feliz com o que viu - e eu, muito surpresa, jah que achei que o bichinho nao estivesse mamando direito. Pesou o pequeno, fez uma checagem geral e disse que estava tudo otimo. Que bom, neh? Eh... mas ainda estou preocupada, porque por mais que baby Nick passe a maior parte do tempo pendurado em mim, ele dorme mais do que mama (apesar de nao largar o peito) e, como jah contei, nao sabe mamar direito, eh da turma dos que soh pegam o bico (doi soh de lembrar). E o coco? Eh mais agua do que solido. Uma mistura de aguinha com risquinhos mostarda. Como pode ele estar engordando? Bom, amanha eh dia de outra visita, desta vez uma enfermeira do centro de bebes e criancas do bairro. Vamos ver o que ela diz...

Oh well, o bebe me chama, lah vou eu pra mais uma empreitada. Wish me luck ;)

Mas antes, deixo aqui mais umas fotos dos bastidores :)


Vivi tratou logo de arrumar um jeito de ficar mais perto do irmaozinho :)

Vivi e Juju dando um alo pro little Nick

esses dois jah aprontam todas, mas quando se juntam com o vovo, sai de baixo!

momento cute: vovoh fazendo Nick dormir ao som de "xo, papao" da Bia Bedran e Juju e Vivi copiando o movimento com a Dora e o Woody respectivamente :)

uma cama para 4, por favor

A coisa aqui tah ficando complicada, agora a cama da rainha nao eh mais suficiente pra familia, jah que com a chegada do quarto elemento e com a insistencia do terceiro em continuar nos visitando durante a madrugada, ficou praticamente impossivel dormir. Me fez ter saudade dos tempos em que eu tinha direito a 1/4 da cama... Hoje, tenho neguinho numero um grudado em mim de um lado e neguinho numero dois em cima. Sim, porque baby Nick, ateh entao tem se apresentado como um serzinho de maus habitos noturnos. Ele que, por exemplo, eh um "arrotador" de primeira durante o dia, a noite se recusa a soltar o ar e deixa a mamae aqui de molho esperando. Elezinho tambem gosta de mamar por horas a fio, jah que eh assim: mama um pouquinho, dorme um pouquinho... e nisso, passam-se horas ateh que... jah eh tempo de recomecar o processo. Dormir que eh bom, nada! Pelo menos ateh umas 4, 5 da manha, quando completamente exausta, me rendo e trago o pequeno pra cama e durmo com um olho soh, sentada, com o pescoco torto e ele nos bracos. Uma delicia, como voces podem imaginar...

A outra novidade eh que Vinizinho quando chega no quarto de madrugada, apos colocar-se devidamente sentadinho ao meu lado, gosta de conversar, fazer carinho no irmaozinho, repetir inumeras vezes que o ama, fazer mais carinho, dar beijinhos, abracar... e nisso, o tempo vai passando, meu cansaco vai aumentando e o desespero me consumindo. Jah nao sei mais onde vou parar, porque to nessa faz uns poucos dias e a exaustao jah comeca a tomar conta do meu ser...

To tao cansada....

meu marido rocks!

***escrito aos 28 de setembro de 2010***

Faz quase tres anos que, ainda moradores da pacata Bloomington, nasceu nosso primeiro rebento, o entao baby Vini, ou baby Bo, como era chamado, lembram? :) Logo em seguida, no rastro da chegada do pequeno, chegou tambem a noticia inebriante de que o recem papai Mauricio, ainda estudante de doutor :) teve seu primeiro paper aceito num Top Journal.

O tempo passou, baby Bo, virou Vivi, Mauricio se graduou doutor, nos deixamos a terra do Tio Sam e viemos parar do outro lado do mundo e concluimos ser a hora de encomendarmos nosso segundo rebentinho. Nove meses depois aqui estamos nos com nosso segundinho nos bracos e eis que vem a noticia: papai Mauricio, na vespera de baby Nick completar uma semana de vida, recebe um email escrito assim: "FINAL DECISION" e dentro dizia assim : Mauricio Rocks!!!!! - tah, nao era bem assim, esta foi minha interpretacao, nada exagerada, extremamente justa ateh, jah que meu maridinho teve mais um paper aceito, desta vez como louvor de se o UNICO autor, num Journal ainda mais top. Fiquei tao orgulhosa... Fiquei nao, estou tao orgulhosa!!

A unica preocupacao agora eh a seguinte: serah que teremos que produzir mais uma baby pra que o terceiro paper chegue? Hmmm... maridinho diz que eh assim: o primeiro filho traz um paper, o segundo traz dois, o terceiro traz tres... Aih eu me pergunto, e se a gente adotar um gatinho, serah que ele traz um tambem? :)

Parabens, meu amor, voce merece isso e muito mais!

primeira semana do lado de fora :)

***escrito aos 29 de setembro de 2010***

Baby Nick, como voces puderam acompanhar, nao queria largar sua primeira morada de maneira nenhuma e se recusou a sair ateh o ultimo instante, quando num ato de desespero foi despejado atraves de uma doce cesariana, apos a mamae aqui muito sofrer.
Bem, isso foi ha uma semana... hoje, pra comemorar sua primeira semaninha de vida, estou liberando mais umas imagens do nosso pequerrucho, que apesar de acabar completamente com minhas noites do sono, eh infinitamente mais tranquilo que o baby Vini, nao eh do tipo que chora dia e noite sem parar e durante o dia se comporta muito bem.
Do big brother ele puxou a incompetencia na hora de mamar, entao tem sido aquele sofrimento... Sinto dor soh em pensar que a hora da amamentacao estah chegando, oh my!!! Mas vamos que vamos, quem sabe ele aprende?

corujando a cria

mamae e bebe cansadinhos


sonequinha, ainda no hospital

indo pra casa

meu periquitinho numero 2 :)

no colinho da vovoh

no colinho do vovo

hora do papah :)

com uma semana de vida... tao bonitinho :)


um breve post sobre o hospital

***escrito aos 26 de setembro de 2010***

Eu sei que reclamei a beca do Sandringham Hospital desde o inicio, sei que fiquei frustrada, triste, insegura. Entretanto, devo dar a mao a palmatoria, porque, tah certo, nao eh um Hospital de luxo, tive que dividir o quarto com outra mae (por sinal, uma fofa, apesar de falar pelos cotovelos), mas, contudo, porem, todavia, o atendimento eh fantastico! Todas as enfermeiras, medico, parteiras, pediatras, todo mundo muito atencioso, simpatico, carinhoso e prestativo. Nota 1000! (tirando, eh claro, a maluca da medica que gosta de torturar gravidas no parto)

meu pequeno big boy

***escrito aos 27 de setembro de 2010***
Ultimamente tenho negligenciado bastante em contar sobre meu pequeno big boy. Entao vamos as ultimas do meu periquitinho.

meu fofo
Vivi agora foi promovido a categoria de Super Big Boy! O que isso significa? Que ele nao eh mais usuario de fraldas!!!! Uhuuuuu!!! Desde que vovo e vovoh entraram em acao no monitoramento dos liquidos e solidos, Vivi tah que tah e avisa praticamente sempre que quer fazer numero um e dois. O maximo, neh?! =) Claro que vovo e vovoh nao dao tregua e vivem o cercando com perguntas :) Mas o fato eh que ele agora soh usa fralda pra dormir, mas ainda assim, quando acorda, pede pra fazer xixi :) Muito fofo!

A outra do bonitinho eh que ele estah surpreendendo com relacao ao irmaozinho e nao soh eh extremamente carinhoso como nao tem um pingo de ciume, incrivel!
Diria que o problema aqui eh que ele quer fazer carinho, dar beijinho e abraco TODA HORA, quer dizer, a cada minuto. Eh um tal de "eu te amo" pra cah "eu te amo" pra lah, que vou te contar :) Tah sempre dizendo que o Nick eh amigo dele, que ele gosta muito do irmaozinho, que o Nick eh dele... coisa mais doce. E mesmo de madrugada, quando aparece lah no quarto e eu, eh claro, estou amamentando, ele fica do lado fazendo carinho no irmaozinho, todo coruja. To super orgulhosa dele.

vovoh tambem faz bagunca :)
Outra coisa que aconteceu eh que desde que a Juju chegou, o portugues dele evoluiu incrivelmente. Agora ele fala com uma desenvoltura danada - claro que engolindo uns "erres" ou os transformando naquele accent de gringo, tipo, fralda eh pronunciada /falda/ ou /frualda/, assim como braco, Brasil... Mas o melhor mesmo eh a desenvoltura em formular as frases, que vem melhorando a cada dia. Santa Juju! =) Mas, como eu sempre digo, nem tudo sao flores, e da mesma forma que eles brincam e se abracam, eh soh dar dois minutos e o clima muda, estao os dois brigando por causa de um brinquedo, ou porque querem assistir um programa/DVD diferente. Eh a vida, I guess...

O fato eh que estou toda boba com o comportamento do meu homenzinho :)

vamos por partes (este eh longo)

***escrito aos 25 de setembro de 2010***

Hoje, 4 dias apos eu ter entrado em trabalho de parto, aqui estou eu ainda no hospital - juro, to quase cortando os pulsos, nao aguento mais!
Voce aih, na paz do seu lar deve etar se perguntando, "mas e aih, como foi o parto?", pois bem... senta que lah vem a estoria, ou melhor, o drama.

Como voces jah sabem atraves do marido, o parto foi duro, e, claro, se eu estou aqui hoje com energia pra contar pra voces o que aconteceu, eh sinal que terminou tudo bem.

Por onde comecar? Nao sei se narro os fatos conforme foram acontecendo, obedecendo a linha do tempo, ou se chuto o balde, mando pros quintos as etapas e vomito aqui tudo pelo que passei, assim desordenadamente mesmo. A vontade eh fazer um post num formato especial, soh com caracteres assim, oh: *$^!$^*)%#$@!&^*$. Mas vou tentar segurar minha onda e seguir o padrao Erica de organizacao dos fatos.

Acho que se fosse escolher uma frase pra comecar, diria assim: "pro inferno com aquele blablabla de que segundo filho nasce mais facil!" Pode ateh ser, pra maioria das pessoas, mas pra mim, minha nega, tive foi que engolir pedra, areia e cimento e despejar concreto (jah curado, prontinho, no metro cubico). De agora em diante, uma coisa eh fato: nao me venham com teorias pseudo-tranquilizantes, porque gato escaldado tem medo de agua fria e ateh hoje, nenhuma dessas teorias se aplicaram a realidade desta flor que vos escreve.

Continuando...

Vou tentar nao deixar esse post um poco sem fundo de revolta, entao vamos comecar com a parte bela da coisa, baby Nick :)

Nosso molequeinho nasceu forte, fofo e saudavel. Nao precisou passar pela interminavel lista de exames que Vini passou. Nasceu as 5:53 AM do dia 22 de Setembro de 2010, na sala cirurgica do Sandringham Hospital, em Melbourne, Australia, com 4.06 Kg, 52 cm (mal medidos, porque a parteira nao esticou as perninhas dele), 39 (eu disse TRINTA E NOVE) cm de circunferencia de cabecinha. O procedimento final foi, sim, uma cesarea, linda, breve e calma - no momento em que me aplicaram a anestesia (spinal), cheguei a ouvir musica classica no ambiente, vi um mundo cor de rosa e azul bebe, vi anjos e nao medicos e enfermeiros no ambiente, fiquei com os olhos rasos d'agua, tive vontade de chorar de emocao, alegria, alivio. E chorei, muito. E depois sorri. Um sorriso daqueles de doer o rosto. Foram minutos de plena felicidade os daquela santa cesariana. Foi tao leve, tao breve, que quase pedi bis, soh pra compensar o inferno no qual padeci por horas a fio naquela maldita sala de parto normal, onde a medica "respondia" as minha suplicas com ouvido de mercador, onde padeci num purgatorio sombrio, que gostaria de poder apagar para sempre da minha mente.Infelizmente sei que nao eh possivel. E como tudo nesta vida, devemos tirar o melhor, descobri depois de amargurar por quase 9 horas sentindo TODAS as dores do parto, que meu primeiro parto nao foi tao ruim assim e acabei por supera-lo completamente ainda nas primeiras horas do ultimo parto, quando uma das parteiras vira-se pra mim e diz numa voz mansa: "infelizmente nao temos mais tempo pra uma epidural". Esse foi o primeiro momento em que chorei de solucar naquela noite dos horrores. Mas nao se precipitem nas conclusoes, nao foi aih que comecou o suplicio, horas antes, passei sofrendo as contracoes com intervalos de 2 minutos e duracao de 1 e meio, fortes como coices de mula teimosa, longas como fila do INSS - me deem, por favor, a liberdade ao exagero.

Conforme relatado em post anterior, minhas contracoes comecaram, como da outra vez, por volta de uma da manha, e mais uma vez, foram sentidas de hora em hora ateh o meio da tarde quando comecaram a diminuir o intervalo, ora de 30, ora de 20, ora de 15... voltando pra 30, ou seja, totalmente sem padrao ateh que por volta das 9 PM, senti uma tao forte que perdi o ar, nao consegui sair do lugar, nem falar e pensei: eh agora!

Saimos pro hospital e no caminho nao senti nenhuma outra contracao expressiva: "ferrou", pensei, "vou chegar lah e vao me mandar de volta pra casa...". Entretanto, logo que chegamos e fomos encaminhados pra sala de parto, voltei a sentir contracoes fortes (bem, eu achei que fossem fortes, mal sabia eu o que me esperava), com intervalos ora de 6 minutos, ora de 2... intercalando longas (com cerca de minuto e meio de duracao) e curtas. Mas nada de comecar a push, jah que ainda nao esava sentindo a tal pressao na saida, "apenas" uma dor horrorenda na pelvis. Me deram a primeira dose do antibiotico e continuaram monitorando, ateh que eu, jah entrando no segundo estagio do desespero, pedi por alguma coisa que aliviasse minha dor: vieram com o tal gas, que apesar de nao diminuir a dor, te deixa meio dormente, dah uma ondinha que ajuda a tornar os episodios um tiquinho menos dificeis.

Finalmente me examinaram e viram que eu estava com 7 cm de dilatacao e o cervix pronto. A mah noticia eh que aquela altura nao poderia mais receber a Epidural, foi quando chorei feito um bebe em colicas, pela primeira vez.

Depois disso, com muito gas nas ideias,  jah com a garganta e boca secas, era chegada a hora de comecar a push. O intervalo entre as contracoes era pequeno, as contracoes variavam entre curtas e longas e eu seguia fazendo forca, mesmo sem te-las. Lah pelas tantas, vieram me contar, em doses homeopaticas, primeiro, que o bebe estava invertido (como  foi com o Vini). Um frio invadiu minha espinha, "de novo, nao!". Minutos depois, me contam que alem disso, o bebe estava muito alto, ou seja, apesar de estar encaixado, nao queria descer (e aparentemente descobrimos, depois de tudo acabado, que nao tinha nada a ver com circular de cordao, o bebe apenas nao queria descer). E como faze-lo descer?
Resolveram ligar pra medica, que saiu do conforto do seu lar para, em tese, me socorrer. Em tese mesmo. Chegando lah, tudo o que fez foi examinar, me mandar levantar pra esvaziar a bexiga, entre uma contracao e outra e como nao tive sucesso, me enfiou, a sangue frio, uma sonda, que serviu pra muito pouco, jah que quase nao havia urina pra sair (e ela achou que fosse isso que estivesse impedindo o bebe de descer). Com a falta de sucesso na primeira tentativa, teve a brilhante ideia de injetar na veia um remedinho que aumentaria o tempo das contracoes pra que eu tivese a oportunidade, vejam voces, de push mais vezes em cada contracao, jah que na opiniao da bonitona, esta era a solucao. E o fez. E eu? Ah, em prantos, fazia forca, gritava, chorava, rezava, implorava pra que me tirassem daquela situacao. E ela? No eye contact! Soh sabia repetir que era assim mesmo, fazia parte do procedimento. E o tal remedinho continuava entrando pela veia e fazendo as jah insuportaveis contracoes ainda piores. Depois de sei lah quanto tempo, eu chorando e implorando por uma cesarea, ela insistia em continuar (!!!!!!!!!!). Descobri nesse meio tempo que ela eh uma obstetra que nao fazia cirurgia (nem sabia que isso existia!). Pra que chama-la entao?!?!? Bom, depois de muito implorar e chorar, resolveram que era hora de ligar pra equipe de medicos de verdade - aquela que usa toquinha, avental, bisturi... e faz piada durante a cirurgia - e me vieram com um papel pra que eu assinasse uma autorizacao pra que, em nao havendo outro jeito, fosse feita a tao implorada cesarea. Soh que antes, a medica torturadora, recomendou que a equipe tentasse o uso do forceps! Caracoles!!! Como assim? O bebe nao desceu! Como eh que ela queria usar o forceps? Me rasgar down there e enfiar a  parada na marra????

Tremula, assinei o tal papel e continuei, acreditem com o remedinho na veia sentindo contracoes insanas e pushing! Ateh que, enfim, a equipe estivesse pronta na sala de cirurgia, o que levou uns 30 minutos ou mais.

No caminho pra sala de cirurgia, entre uma contracao e outra, eu rezava ardorosamente pra que o medico fosse um ser humano sensato e me conduzisse direto pra cesarea, afinal, jah havia sofrido por muito tempo aquela situacao ridicula. E pra minha sorte (se eh que depois de tudoposso chamar isso de sorte), o medico ao olhar pra minha barriga e toca-la disse logo: "o bebe estah muito alto, nao tem como usar o forceps, temos que partir pra cesariana". Logico!!! Soh aquela maluca sanguinaria eh que achava o contrario.

A partir daih, foi soh alegria e como contei no principio, os anjos vieram, um para a anestesia, outras pra assistencia, apoio moral, conforto e o heroi da noite, o cirurgiao! Que entre uma piada e outra conduziu magicamente a brevissima cirurgia. Sem brincadeira, entre anestesia e staples, nao levou nem meia-hora.

Eu, feliz da vida, ria a toa, porque passadas todas aquelas 9 horas no hopital, pelo menos no apagar das luzes, minhas preces foram atendidas.

Agora eu pergunto: pra que insistir num parto normal impossivel? Pra torturar a paciente? Sim, porque pra mim eh incompreensivel que mesmo eu implorando pelo fim daquilo tudo, eles continuassem insistindo numa "normal" delivery.

Enfim, passou... e confesso que durante toda a tentativa de fazer o parto normal soh conseguia pensar: "jamais engravidarei novamente, JAMAIS!" E, durante a breve cesarea, cheia de paz de espirito, soh pensava "se um dia eu enlouquecer e quiser engravidar novamente, marco a cesarea no dia em que o teste der positivo".

Nao me entendam mal, nao tenho nada contra o parto normal ou humanizado, desde que seja possivel conduzi-lo de forma realmente humana. Minhas duas experiencias foram traumatizantes. Por mais que tudo indicasse - nas duas vezes - que o parto normal seria mamao com acucar, nao foi o que experimentei. A verdade eh que por mais que a mulher esteja, em tese, com seu corpo preparado pro parto normal, se o bebe nao colaborar, nada feito. Eu, pelo visto, nao nasci pra parir naturalmente e foi um erro primario e primitivo insistir no procedimento novamente.

No fim das contas, o importante mesmo eh que baby Nick nasceu cheio de saude, forte e lindo :)

Ah sim, soh pra deixar registrado, vale contar que minha recuperacao pos-parto desta vez foi zilhoes de vezes mais rapida. Nem parece que passei por uma cirurgia, to otima! Jah da primeira vez, quando tive o parto normal, levei 3 semanas pra conseguir caminhar normalmente, sentar sem sentir muita dor, fazer xixi sem medo... Claro que como nem tudo sao flores, entrei no hospital na terca a noite e soh saih no sabado a noite (um dia antes do indicado), carregando uma barriga digna de uns 8 meses de gestacao =O|...  mas dos males, o menor jah que apos um dia em casa, a bendita jah reduziu sensivelmente (dizem que cesarea te deixa mais inchada por mais tempo... espero que seja este o  caso). Entao, meus caros, soh posso dizer que cada caso eh um caso, nao existe parto melhor nem parto pior, tudo depende das circunstancias, do dia, do bebe, e eh claro da mulher.

'As leitoras gravidas, uma boa hora! :)

soh pra registrar

***escrito aos 21 de setembro de 2010***

Desde ontem, quando foi feita a membrane sweep, comecei a sentir contracoes com maior frequencia - aqueles braxton hicks, acho eu. As senti logo que saih do hospital, por umas 3 vezes, com intervalos de meia-hora. A noite, apos um tempo livre delas, voltei a senti-las com o mesmo intervalo. Ateh aih, nada, eu bem sei, jah que eu sinto essas contracoezinhas desde meados da gestacao. Entretanto, desta vez  estao bem mais fortes, tenho que parar pra respirar (detalhe bacana: o nariz estah completamente entupido, o que torna interessante, pra nao dizer impossivel, o ato de inspirar).

Hoje, desde 1:00 AM venho sentindo as contracoes, que me acordaram de hora em hora durante toda a madrugada e continuaram me acompanhando com o mesmo intervalo ateh a metade do dia, quando comecaram a diminuir o espacamento e agora jah acontece a cada meia-hora. Sei que isso nao eh nada diante do que me aguarda, sei tambem que soh devo sair de casa quando o intervalo entre contracoes for de 5 minutos - oh my!

Nao sei se baby Nick vai nascer hoje, nao sei se terei que sair pro hospital de madrugada, soh sei que ele continua se mexendo bastante e entortando minha pobre e destruida barriga. Sei tambem que de amanha nao passa e de um jeito ou de outro, as 7:30 da matina estarei no Hospital, seja com ele nos bracos, seja pushing, seja no processo de inducao.

Soh pra fechar as noticias desta minha segunda (e possivelmente ultima) gestacao, deixo aqui registrado os numeros de arrepiar, aqueles das medidas provisorias, a prova de que nao eh somente barriga =O|

15 (quilos a mais)
10 (centimetros a mais de busto)
12 (centimetros a mais de quadris)
44 (centimetros a mais de "cintura")

Apos a chegada de baby Nick, comeca o pensamento positivo pra perder peso e voltar ao tamanho normal, sim, porque quem me conhece sabe que dieta e academia sempre foram cartas fora do baralho =O|. O problema eh que desta vez terei um desafio ainda maior, me ver livre das horrorendas estrias, que apareceram na prorrogacao do segundo tempo =(