what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

terça-feira, 5 de abril de 2011

creche aih, lah e aqui

Assim como visual, cultura, costumes, comidas, as creches tambem sao bem diferentes dependendo do pais em que se estah.

No Brasil, apesar de nao ter utilizado desses servicos pros meus filhos, lembro de quando minha irma era pequenina e diria que, olhando em retrospectiva, as coisas que mais me chamam a atencao sao 1- que as criancas tomam banho antes de ir pra casa; 2- a comida eh feita na creche; 3- cada crianca tem uma caderneta, onde as "tias" tomam nota de tudo o que ocorreu durante o dia, inclusive o que comeu e se teve acidentes. Isso soh pra listar as principais, claro.

Nos Estados Unidos, onde meu maiorzinho frequentou uma creche (que, acreditem, era uma das melhores da cidade) por miseros tres meses (dos seis aos nove meses), porque foi expulso (pra mais detalhes cliquem AQUI), a estoria era um tanto diferente: 1- banho na creche? nem pensar! alias, sei bem que muita crianca nao toma banho nem uma vez por dia (e nao estou falando de gente pobrezinha, nao); 2- comida eh assim: comeca com potinho e aos poucos vao inserindo frutas ateh jogarem tudo pro alto e darem nuggets, hot dog e outras porcarias; 3- caderneta? Hahaha, faz-me rir! Quando muito, uma anotacao na geladeira dizendo quantos ml de formula cada qual tomou.

Jah aqui na Australia, minha experiencia com creche eh absolutamente maravilhosa (claro que nem toda creche eh como a que meu filhote vai) e apesar de tambem nao rolar banho, o que eu credito ao fato da multiculturalidade (nem todo mundo acha importante tomar banho diariamente:)), a alilmentacao eh totalmente saudavel e balanceada. Ha um cuidadoso planejamento diario e uma cozinheira que prepara tudo na hora, fresquinho. Com relacao a caderneta, eles fazem diferente, colocam diariamente, em quadros, o nome de todas as criancas dizendo o menu e o quanto cada um comeu; quantas vezes foram ao banheiro, ou tiveram fraldas trocadas; se tiveram acidente de xixi ou coco; se se machucaram ou se foram atacados por algum coleguinha (essa informacao deve ser assinada embaixo, num caderno, pelo responsavel, indicando ter sido informado); do que brincaram... Alem disso, a creche tem um espaco otimo, especialmente a area externa que tem, caminhos, casinha, palco de teatro, piscina de areia... uma graca! E pra completar, pra colocar a cerejinha no topo, todo santo dia, tiram fotos das criancas fazendo suas atividades e criam um arquivo ilustrado contando como foi o dia, o que cada crianca fez e ainda dando o parecer pedagogico do comportamento de cada crianca, e mandam diariamente pros pais por email. Eu acho simplesmente fantastico!

2 comentários:

Mari disse...

Esse papo de creche tá me tirando o sono, amiga. Tudo porque no fim do mês eu volto a trabalhar e a pequena Bel não terá outra opção a não ser ir pra creche. Tô morrendo por dentro.

Dava tudo nessa vida para ser dona de casa, sabia?

Beijoca

Chris disse...

Laura vai pra creche em agosto e acho que as creches daqui sao mais ou menos parecidas com as dai. Estou meio aflita, mas tambem ansiosa para ela comecar, porque acho que ela vai gostar muito. Vamos ver...