what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Beijing: planejando - parte I

Nossa, nunca pensei que planejar uma viagem fosse um dia se tornar tao overwhelming.  Jah fizemos muitas viagens, varias delas com o Vivi ainda baby e nunca, nunquinha tive que considerar tantos detalhes, mas, ora, estamos indo a China! Uma cultura tao diferente nao soh dah o tempero a viagem, mas gera tambem muitas preocupacoes, que, claro, seriam muito menores se fossemos somente o casal, entretanto, levaremos na bagagem um kinder boy e um baby, o que complica um tantinho o processo.

Comecei hoje a pesquisar mais a serio, ler trocentas mil coisas nao soh a respeito da China, mas tambem e principalmente, sobre ir a China com criancas.

Algumas coisas como, usar agua engarrafada pra escovar os dentes, confesso me assustaram. Num site eles dizem assim: "It goes without saying you should be careful with food and water. Only drink bottled water and use it to brush your teeth. Your hotel will provide several bottles a day free of charge." A gente percebe que a recomendacao eh seria quando dizem que os hoteis fornecem agua engarrafada de graca! Tah, no Brasil ninguem toma agua da torneira, mas ateh pra escovar os dentes a agua eh ruim?? Oh my!

Outras recomendacoes tais como evitar vegetais crus, dando preferencia a frutas descascadas e comidas cozidas levantam a bandeira amarela e me fazem lembrar que ateh em Portugal, tivemos de cara, os tres de uma vez, uma virose horrorosa que comprometeu nosso passeio e interferiu bastante na nossa avaliacao do local. Gente, se em Lisboa passamos por isso,  Lisboa que eh praticamente Rio de Janeiro, imaginem em Beijing! Alerta vermelho, nada de chafurdar na culinaria local indiscriminadamente! E que fique claro que eu sou do tipo que nunca sai de casa sem meu amigo sanitizer!

Como cuidados, recomenda-se ficar atento aos restaurantes e dar preferencia a estabelecimentos que estejam cheios, preferencialmente por locais!, o que eh uma 'garantia' de que a comida eh fresca. Parece que o comida vendida em barraquinhas na rua eh bem confiavel, uma vez que sao preparadas ao vivo e a cores, no calor do minuto. Mas ainda assim, soh se deve dar credito aquelas barraquinhas que estiverem com chineses saindo pelo ladrao. Okay, good to know.

Outro capitulo interessante se refere aos banheiros, que, putz, na maioria das vezes nao sao do tipo western, ou seja, o toilet eh um pitoresco buraco no chao (God help me!). Thank God, eu consigo passar o dia inteiro sem fazer xixi, alias quando estou fora de casa, raramente uso banheiro publico ou mesmo em casa de amigos eh muito dificil eu ir ao banheiro - bloqueio total. Mas pro meu azar (ou azar do marido, hehe), Vivizinho faz xixi a cada meia-hora, entretanto, lucky us, ele eh menino!, ou seja, faz xixi em peh :) e nao vai precisar agaixar em banheiros de limpeza duvidosa, a menos, eh claro, que decida que eh hora do number 2. Scary!

O engracado eh que muitas vezes os banheiros sao ranqueados com estrelas, indicando a qualidade do dito-cujo, entretanto, ser, por exemplo 5 estrelas, nao quer dizer que voce vah encontrar um vaso sanitario nos nossos padroes e muitas vezes as 5 estrelas se referem a um "bom buraco no chao" =P, mais limpinho e as vezes ateh com papel higienico disponivel.  Aconselha-se nao ir em banheiros de mercados publicos e eu nao quero nem tentar visualizar o porque.  Achei um site dizendo que ao sair pra passear, nunca esquecer de levar: papel higienico, gelzinho sanitario, toalhinha de mao, mente aberta e senso de humor :). Se meu estomago permitir, juro que entro num ou dois destes curiosos W.C. soh pra fotografar, of course ;) I'm so excited!!

Ainda no topico banheiro, dizem que em alguns restaurantes (imagino que sejam os do genero fast food) eh muito comum encontrar pocas embaixo das mesas, pocas de xixi!, jah que as criancinhas em fase de toilet training andam pelas ruas trajando roupinhas com um "charmoso" rasguinho no bumbum, pra facilitar o processo (soh depois que vi o sistema sanitario oriental foi que entendi as calcas "rasgadas"). Resumindo, deu vontade, eles resolvem o problema onde quar que estejam =O| Serah?? Eu torco pra que isso nao passe de exagero...

Nenhum comentário: