what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Beijing: planejando - parte II

foto tirada na Disney, em 2008
Como jah contei, nossa viagem serah em Junho (de 14 a 22, se nao me engano), logo pegaremos um umido verao com temperatura media de 30 graus (amo!), o que me possibilitarah pela primeira vez ever, travel light (serah?), deixando margem pra trazer uns poucos tesourinhos :). Infelizmente, sendo o verao em Beijing quente e umido, teremos varios dias de chuva (no mes de junho, chove em media 10 dias). Importante nao esquecer de levar a capa de chuva e de sol do carrinho do Nick ;).

Em geral, a China parece ser um lugar bem tranquila e ao contrario do Brasil, por exemplo, voce nao corre o risco de fazer uma curva e parar no lugar errado, por outro lado, estamos falando do Oriente e portanto, costumes bem diferentes, logo melhor mesmo eu continuar minha pesquisa pra nao ser pega desprevinida ;)

Aqui vao algumas coisinhas que tenho descoberto.

Compras:
Com relacao as compras, bem sabemos que a China eh um grande Paraguai e que nao queremos comprar brinquedos contaminados, tampouco eletronicos duvidosos ou relogios falsificados, mas a gente sempre encontra good deals pelo caminho, como seda, porcelana e por que nao autenticos objetos de decoracao?

Acho que vai ser divertido barganhar (quem me conhece sabe o quao engracado seria me ver barganhando, hahaha) nas lojinhas e segundo dizem, barganha eh fundamental e voce deve comecar oferecendo de 10 a 15% do preco  "original" pra no final pagar de 30 a 40% no maximo. Logico que isso eh um jogo e voce pode se dar bem, sair de maos abanando ou, pior, ter que voltar com o rabinho entre as pernas e pagar o preco estipulado (no caso de voce "precisar" daquele produto). O segredo eh nao mostrar muito interesse ;)

Uma coisa que eu semrpe achei muito chata, eh vendedor que vem te buscar na porta da loja e isso eh um habito totalmente chines, entao vou precisar exercitar minha paciencia e meu ouvido de mercador :)

Pra ser bem sincera, China pra mim estah longe de ser uma viagem de compras. Quando penso em China, penso nas fotografias que posso tirar, nas comidas que (cuidadosamente) posso experimentar, na cultura extremamente diferente que vamos presenciar. Entao, pouco me iporta se voltar de malar vazias, contanto que meu memory card esteja lotado e minha memoria esteja repleta de experiencias pra compartilhar aqui no blog, to feliz :) Mas claro que nao posso ir a China e nao experimentar um tipico mercado chines, neh?

Criancas fofas:
Dando sequencia a minha insistente pesquisa, achei um site falando do "risco" de se viajar com cute kids  - e cah entre nos, os meus sao muito fofos, especialmente o menorzinho, com seus olhoes curiosos e seu sorriso semi-banguela :) - nao pelo risco de sequestro, thank God, mas pelo risco de ser parada varias vezes na rua pelos locais (que aparentemente amam criancas) que nao resistem em mexer, pegar no colo (!!!!), dar um doce, fazer cuti-cuti e brincar com os cute little ones. A dica eh, com um sorriso no rosto, continuar andando, e nunca aceitar o doce (que dah margem a paparicacao), a menos, eh claro, que esteja sobrando tempo e paciencia :)

Agora, cah entre nos, depois de ter lido isso, tenho em maos uma faca de dois gumes: se me pararem pra paparicar minhas crias, vou ficar sem saber como me desvencilhar, mas se nao me pararem, vou ficar arrasada: sinal que eles nao sao tao cuti-cuti assim =O|

Ah, mas do jeito que meus pequenos tem olhoes expressivos e cilhos longos e fartos, duvido que nao chamem atencao :) Em terra de olhinhos puxados, quem tem olhoes eh rei!

Poluicao:
Um outro ponto (alem dos banheiros) que me assustou eh o conselho de levar facemasks pra proteger os pulmoes da poluicao,que eh terrivel nas grande cidades chinesas. Gente, espero que isso seja exagero, porque como eh que eu vou manter meu bebe com uma mascara? Afff... to ficando neurotica! Alguem, por favor, me diz que eh exagero?!?!?

Andando nas ruas:
Atravessar a rua eh outro desafio apontado. Mas serah que eh pior do que na Italia? Espero que nao, mas dizem que ainda que o sinal esteja fechado eh bom olhar varias vezes pros dois lados soh pra garantir, porque carros e onibus nao costumam reduzir a velocidade por causa de um pedestre ou ciclista nao.

Pedintes:
Parece que eh super normal ser abordado por pedintes, especialmente mulher com criancas de olhar sofrido. Claro, aconselham nao dar esmolas, ateh porque, uma vez que voce deu um troco pra um pedinte, corre o risco de, do nada, surgirem varios outros, aih, gente, um abraco! Ai, nao gosto nem de pensar, to tao desacostumada a ver cenas de miseria assim ao vivo e a cores, que nem sei como vou reagir.

Costumes:
Escarrar, cuspir no chao, arrotar, mastigar com a boca aberta sao alguns dos costumes nada ocidentais e tao peculiares a cultura Chinesa com os quais certamente vamos nos deparar durante nossa estada. O jeito eh respirar fundo (ou nao! hehehe) e encarar como diferencas, que sao, e nao como falta de educacao. Soh espero que o Vivi nao goste das ideias e comece a praticar em casa =O|

Fila:
Espero que nao tenhamos que passar por isso, mas "fila" eh um conceito que aparentemente nao existe entre os chineses e eh muito comum vc estar lah no seu lugar e de repente alguem passar sua frente, te empurrando sem nem olhar pra voce. O conselho eh nao levar pro lado pessoal (eles nao fazem por mal) e agir com a naturalidade dos loucos, passando a frente de quem te passou pra tras, hahaha. Se vc nao quiser chegar a tanto, tente explicar (vai ser engracado) que voce estava ali primeiro. Mas nunca deixe pra lah, senao corre o serio risco de voce nao sair do lugar =O|

Furto:
O famoso pickpocket eh bem popular por aquelas bandas, mas, fala serio, sou carioca, neh? E mesmo estando ha tanto tempo em terras civilizadas, meu instinto eh ficar com um olho no padre e o outro na missa, entao, acho, e apenas ACHO, que nao teremos problemas, temos a manha - e espero nao morder a lingua e dar uma de turista americana =O|


Soh sei que se a gente conseguir manter o bom humor diante de tantas diferencas, essa viagem vai ser hilaria!  Eh soh nao nos barrarem na imigracao... Jah pensou se o que eles dizem eh verdade e que, de fato, "olho grande nao entra na China"?? A familia inteira de olhoes grandes vai ser barrada na porta! =D

Nenhum comentário: