what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

desencucando

Pronto, desencuquei.

Ontem, apos mais uma frustrante sessao de exercicios com baby Nick, apos muita reclamacao do pequeno, parei tudo, o coloquei sentadinho no chao - como ele bem gosta - espalhei uns briquedos a sua volta e sentei em frente ao computador a procura de respostas no Dr. Google.

Li trocentas paginas a respeito de bebes que tardam a engatinhar ou nunca engatinham. Li pesquisas, teorias e tambem relatos de maes. Eu sei, gente, que aos sete meses muitos bebes ainda estao longe de engatinhar, mas o problema eh que se baby Nick nao fica de brucos, como eh que eu posso ter esperanca que ele vah engatinhar?

Pois bem, segundo um site relata, 20% dos bebes NAO engatinham e isso soh se transforma num problema no futuro se o bebe foi forcado a nao engatinhar (i.e. pais que nao deixam o bebe no chao, ou entao o forcam a ficar de peh e caminhar antes da hora...). Neste caso, pesquisas mostram que a crianca pode apresentar (mas nao necessariamente apresenta) dificuldades em ser alfabetizada, jah que, aparentemente, o movimento dos olhos do bebe ao engatinhar eh parecido com o movimento dos olhos da crianca ao aprender a "juntar as letrinhas", sem falar que engatinhando a crianca comeca a ter a nocao de profundidade, distancia, enfim, eh engatinhando que se comeca o processo cognitivo do ambiente. Por outro lado, se o bebe, por instinto, resolve que nao vai rastejar ou engatinhar e comeca a mostrar interesse em se colocar de peh, e ficar sentadinho no chao, nao ha motivos pra se preocupar, porque segundo contam (e a gente jah estah careca de saber disso), o desenvolvimento varia muito de um bebe pra outro. Claro, voce pode tentar treina-lo a completar as milestones, mas se nao funcionar, pior fica se voce estiver estressando o bebe. Faz sentido, neh? Desde que o bebe nao apresente nenhum outro, digamos, sintoma (neurologico?), de atraso no desenvolvimento (como nao pegar objetos, nao trocar os objetos de mao, nao responder aos estimulos...), nao existe problema real com que se preocupar.

Li tambem, em  alguns forums, relatos de maes (na maioria de primeira viagem) contando sobre seus bebes que nao ficavam de brucos, tampouco rastejavam ou engatinhavam, muitas vezes bebes estes com mais de um aninho. Alguns deles, jah ficavam de peh, segurando-se aos moveis e ensaiavam passos, mas eram incapazes de engatinhar, ou sequer de se colocar sentados, ateh que um dia, quando jah estavam quase proficientes na arte de caminhar, comecaram tambem a engatinhar (vai entender?). O que mais me surpreendeu foi a naturalidade com que algumas maes (mesmo sendo novinhas e de primeira viagem) contavam que seus filhos ainda nao ficavam de brucos, tampouco sentados aos quase 12 meses. Sempre diziam, com a tranquilidades dos insanos, que "tudo bem, cada bebe tem seu tempo". Obvio que me senti A NEUROTICA, neh? Mas nao tem jeito, eu sou a Sra. Preocupada...

O que eu sei eh que apos muito ler sobre o topico, fui relaxando. Po, baby Nick eh super esperto, suuuper ativo, responde a todos os estimulos, pega tudo o que ve pela frente, troca de maos, vira e desvira, investiga, poe na boca, e de uma semana pra cah, toda vez que sento de frente pra ele, ele agarra minha maos, olha nos meus olhos, dah um sorrisinho e faz forca pra se colocar de peh. E pior, consegue! E ainda solta uma maozinha soh pra tirar onda :). Obvio que ele cai logo em seguida, mas o fato eh que ele curte muito fazer isso e ninguem o ensinou tal artimanha, ninguem! Quando fica de peh, muitas vezes solta uma gargalhadinha de contentamento tao gostosa, que me sinto envergonhada por pensar que ele possa ter algum problema agora ou no futuro. O rapazote eh muito esperto mesmo!

Resolvi entao, que nao vou torturar tanto meu pequeno e de agora em diante, quando muito, farei uma sessao apenas por dia, e curtinha!, no mais serah soh brincadeira, do jeito que ele gosta.

Uma hora, no tempo dele, tudo vai pro seu devido lugar, nao eh isso? Resta saber ateh quando manterei esse pensamento... talvez ateh eu encontrar com outro bebezinho que esteja  em dia mais adiantado que ele...

4 comentários:

A VIDA NUMA GOA disse...

A preocupação é natural. Não deixe que se transforme em ansiedade. Sei que falar parece fácil, mas vc sabe que também passo por isso!

Sobretudo, não o sobrecarregue como se... a culpa fosse dele ou algo do tipo.

Aliás, escrever a respeito ajuda um bocado, não?

Beijo e nas crianças.

Marta disse...

Erica,

O Felipe soh engatinhou depois de andar (e ele andou tarde). E mesmo assim acho q soh engatinhou pq nao reparou. Ele nunca gostou de engatinhar, nunca demonstrou o menor interesse. Antes de andar ele rolava de um lugar para outro, mas nada de engatinhar.

A Sabrina tb soh engatinhou ja perto de andar e por pouquissimo tempo. O negocio eh andar mesmo!

Bjs

Chris disse...

Olha, eh melhor "pular" essa etapa mesmo - fico maluca com Laura pra cima e pra baixo. Acho que ela vai demorar a andar e a falar, mas pra ser sincera to encarando como uns meses a mais de descanso.

Nick tah uma fofura soh, desencuca mesmo!

Roberta disse...

Andar parece bem mais legal, né?