what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

terça-feira, 2 de junho de 2009

primeiras impressoes/descobertas/aprendizados

- o sotaque australiano pode ser incompreensivel
- australiano tem umas expressoes que, cah entre nos, nos deixam com cara de tacho, sem ter a menor ideia do que eles estao falando
- australianos nao curtem americanos
- ir ao supermercado eh uma experiencia dolorosissima (uma bandejinha de peito de frango chega a custar 18 dolares australianos! Um recarregador de pilhas, que nos EUA custa 9 bucks, aqui custa AU$90.00!!!)
- a variedade de restaurantes eh fantastica!
- a comida, deliciosa (e com preco bem razoavel)
- ao contrario dos EUA, cada vizinhanca tem seu "village", que nada mais eh do que um centrinho comercial, onde tem acougue, farmacia, salao, mercado, quitanda, academia,.. pode-se fazer tudo a peh
- australiano nao tem pressa
- lemonade pra eles eh sprite
- alugar/comprar uma casa/apartamento aqui nao eh nada trivial, exige muuuuita paciencia, alias, tudo aqui exige paciencia
- vamos, sim, precisar de um carro bem antes do imaginado
- no mercado, os produtos nao sao tamanho familia, como nos EUA, muito embora os precos sejam de lascar
- motoristas aqui nao sao tao mal educados quanto os italianos, mas estao anos-luz de serem gentis como os de Bloomington, entao muito cuidado ao atravessar a rua!
- taxi eh artigo de luxo, caro que soh!
- a arquitetura aqui eh extremamente variada, maravilha!
- o tram (bonde) eh lerdo feito uma lesma no lombo de uma tartaruga. Eh mais rapido ir de bike. Apesar disso, em geral o sistema de transporte publico eh muito eficiente.
- aqui quase nao chove. Os reservatorios estao a 27%
- nos shoppings em que entramos ate agora, a quantidade de lojas masculinas eh insana! Sapatos, roupas, acessorios... Incrivel.
- varios produtos no mercado tem o "selo" australiano, como indicador de qualidade/orgulho, acho eu.
- eu posso, a noite, dentro do tram, sacar minha camera sem me sentir ameacada. Cidade grande e segura!
- a vida aqui nao parece um cenario de filme, como nos EUA. As coisas aqui nao sao artificialmente tracadas para parecerem perfeitas. Melbourne eh uma cidade de verdade, com imperfeicoes na calcada e asfalto remendado. And I love it! =)
- o que eu chamo de Melbourne, na verdade eh Melbourne, Port Philip, South Yarra... Melbourne mesmo eh soh um retangulo, que seria uma regiao central,com regioes ao redor divididas em bairros. Nos estamos morando em Elwood, que fica em Port Philip e nao em Melbourne. No entanto, traduzindo isso pros padroes cariocas, por exemplo, Melbourne (CBD) seria o centro da cidade, Port Philip, a zona sul e Elwood, Ipanema. A diferenca eh que de Elwood pro CBD sao cerca de 6 Km apenas.
- estamos no inverno, mas nem parece. Apesar do tempinho nublado, a temperatura tem sido bem amena. O minimo que pegamos foram 12 graus celsius.
- pra ter conta em banco, eh necessario pagar 6 dolares por mes. A cada vez que saca dinheiro no caixa eletronico, sao 30 centavos. A cada cheque compensado, 50 centavos. E por aih, vai...
- o custo de viver em Melbourne eh similar ao custo de viver em Paris (acreditem!), com a desvantagem de que nao tem Portugal, Espanha, Italia... como vizinhos. Tudo bem, a Australia tem um mundo de novidades a serem exploradas ;)
- uma bicicleta barata custa 650 dolares
- ao contrario de Sidney, por exemplo, aqui NAO tem barata! =)

A vida eh cara, os servicos lentos, mas o balanco dos pros e contras certamente me deixa extremamente feliz de estar aqui.

Nenhum comentário: