what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Fiji e a violencia

Como a Erica relatou, nao fomos exatamente a Fiji; fomos a um resort que por acaso fica em Fiji. Tirando a praia, tudo o que vimos de Fiji foi vindo e indo para o aeroporto. E o que vimos foi uma pobreza de fazer o caminho Ilheus-Itororo, onde minha avoh tem fazenda e fui muitas vezes, parecer um lugar rico. Claro, pode ser que tenha coisa melhor em outras direcoes...e eh bem verdade nao passamos pelas duas cidades principais, mas ainda assim, tudo muito pobre, bem zona rural, bem abandonado...mas de frente pra praia, se serve se consolo :-|

Dei uma pesquisada agora e vi que o PIB per capita de Fiji eh 3 vezes menor que o brasileiro (#156 no mundo!) e que o pais que ja nao vinha bem entrou na lama profunda por conta de um golpe militar em 2006 perdendo ajuda internacional e enfraquecendo o turismo, que eh o que sustenta o pais.

Mas por que esse titulo? Apesar da pobreza que cerca os resorts 5 estrelas onde os ricos australianos vem passar suas ferias, pode-se caminhar tranquilamente pelas praias praticamente desertas sem que haja qualquer risco de assalto ou coisa do genero. Fiz uma busca na internet e como era de se esperar nao se encontra noticias sobre violencia naquela parte do mundo.

Se a desigualdade eh tao influente na violencia, como tanta gente defende como sendo algo inquestionavel, nao seria o caso do povo de Fiji estar botando pra quebrar? Quer coisa mais escancandalosamente desigual do que esses resorts?

3 comentários:

Chris disse...

Quando estive no Marrocos, também fiquei impressionada com a "pobreza" mas ausência de crimes. Tem muita gente pedindo dinheiro ou vendendo cacareco - estilo praia de Maceió - mas ninguém rouba, ninguém anda armado, etc. Será que é porque não tem muito rico MORANDO nesses lugares, só turista? Será que é ausência de tráfico de drogas? Segundo o policial no Marrocos é porque eles aplicam a lei de tolerância zero: roubou? perde o dedo. Matou, morre também. Não sei até que ponto isso é verdade...

Mauricio disse...

Eu tendo a concordar com o policial. Nao que eu ache que tenha que cortar dedo ou dar chicotada, mas acho que a impunidade eh uma razao fundamental para a prosperaridade do crime. Seja entre os pobres, seja entre os ricos.

maripalm disse...

Tolerância zero sem dúvida!!
Vejao resultado da polícia pacificadora no D. Marta.