what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

vontades


As vezes penso em comecar um blog sobre comidinhas gostosinhas. Coisa simples e bem generica - doces e salgados, delicinhas do dia-a-dia ou ateh mesmo dicas pra eventos em casa, nada pretencioso - deixe o pretender e o ser pra Martha Stewart =)
Mas a vontade dah e passa, especialmente porque uma vontade puxa a outra, o que dah inicio ao meu devaneio de escrever, amadoramente, claro, sobre mil outros interesseses meus, dos quais posso listar sem titubear, retratos, decoracao, lugares, artes, arquitetura, culturas, pessoas... o que torna um tanto amplo o rol de assuntos pra se discorrer sobre. Mas um dia, quem sabe eu entrelaco uns tres ou quatro topicos e dou sequencia aos devaneios de uma amadora?! :)
Mas o fato eh, como poderia eu escrever um blog sobre comidinhas, se apesar de adorar faze-las - nunca por obrigacao! - sou pessima com receitas?
Pois eh, engracado isso, mas raramente consigo passar uma receita. Ate as tenho - e varias! - mas a pura verdade eh que na hora H as modifico - em quantidades, ordem dos ingredientes e ateh mesmo nos ingredientes em si. Gosto mesmo eh de improvisar, misturar isso com aquilo e ver no que dah. Tem coisas que nao dao margem a erro, especialmente se o assunto for doce! E eh nesse espirito que resolvi passar uma receitinha - jah devidamente modificada, claro :)



Esse aih das fotos foi o bolinho que eu fiz na sexta a noite e que, obviamente, jah se foi, afinal, o maridinho come fatias de bolo aos trios :) Magrelo de ruim!

Pra quem quiser testar, eh soh pegar bloquinho e caneta - ou fazer um copy/paste pro notepad ;)


Ingredientes:

Massa

- 3 claras
- 3 gemas
- 1 xicara de acucar

- 1 xicara e meia de farinha de trigo peneirada
- 1 colher de sopa de fermento em po
- 1 xicara (nao muito cheia - diria 3/4 de xicara, mas nao quero ser muito precisa) de leite de coco

- 1/2 xicara de coco ralado fininho (do tipo sequinho)
- 1/2 abacaxi medio cortado em pedacinhos
- suco de 2 laranjas peneirado (ou, se preferir, suco de abacaxi)


Cobertura
- 1 lata de leite condensado
- 200 ml de leite de coco
- 1 colher de sopa de manteiga
- gotinhas de baunilha (a gosto)

Como fazer? Facil, facil :)

Bata as claras em neve (isso mesmo, as claras vem primeiro). Vah juntando as gemas de uma a uma e depois o acucar, de preferencia, sem parar de bater ateh obter uma mistura homogenea. Acrescente a farinha (peneirada) e o fermento em po e bata mais um pouco. Agora eh a vez do leite de coco e do coco ralado. Bata bem batidinho ateh a massa ficar bem lisinha. Por ultimo junte os pedacinhos de abacaxi e misture sem bater. Despeje em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno medio - aproximadamente 150 graus, por 30 minutos, ou ateh ficar dourado. (Eh sempre aconselhavel checar com um palitinho, ou garfo, pra saber se a massa estah assadinha).
**********
Enquanto o bolo estah assando, coloque os ingredientes da cobertura numa panelinha e leve ao fogo brando, mexendo sempre pra nao embolotar. Apos a fervura, o creme estarah no ponto desejado quando ficar grossinho - eh importante nao parar de mexer!

**********

Quando o bolo estiver assado, desligue o forno, jogue por cima metade do suco de laranja e deixe no forno ainda quente por uns 5 minutos. Feito isso, desenforme o bolo, fure varias vezes com um garfo a parte de cima e regue com a outra metade do suco de laranja. Agora eh soh colocar a cobertura, salpicar com coco ralado e chamar os amigos :)
**********
Como alternativa, voce pode, antes de jogar a cobertura, colocar pedacos de abacaxi por cima do bolo e aih sim, espalhar a cobertura por cima de tudo ;)

Em tempo: Nao, eu nao esqueci nenhum ingrediente, esta receita nao leva manteiga na massa ;). Eh quase light, hahahah

2 comentários:

Polly Etienne disse...

que delícia erica!!! ah eu vou fazer!!! sabe que outro dia uma amiga (brasileira) veio passar o dia comigo e eu reslvi fazer pão de queijo pra nós e ela me peidu a receita e eu ãh, hum, what?? hahahahahha acabei passando por email e disse a ela que era a receita original, não exatamente a que eu fiz, hehehhe...eu também tenho isso de fazer as gulouseimas "pelos cocos" e dá certo! bjs

maripalm disse...

hummmmmm estou com água na boca só de imaginar...e como estou numa fase bolo vou testar no final de semana!!!!