what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

vai um paozinho de queijo aih?

Pra ser sincera, nunca fiz pao de queijo sozinha.Todas as poucas vezes que me aventurei fazendo essa receitinha mineira, estava acompanhada, ou melhor acompanhando cooks mais experientes na confeccao do artigo.
Nem sei quantas receitas de pao de queijo eu tenho - uma tres, talvez, tirando as dos livros de receita.
Hoje, entretanto, resolvi decolar, pela primeira vez, em voo solo e fazer umas modificacoezinhas na receita - a ultima que peguei.

E nao eh que deu certo?!?! casquinha crocante por fora e massinha 'borrachudinha' por dentro: delicinha!
A receita rende uns 80 paezinhos, mas voce sempre pode diminuir as quantidades, ou melhor, congelar as bolinhas!
Muito facil, fica pronto rapidinho, boa pedida pro lanchinho da tarde ;). Eu fiz assim:

Ingredientes
- 1 xicara de leite
- 1/2 xicara de oleo
- sal a gosto
- +/- 1/2 Kg de polvilho*
- 2 ovos inteiros
- +/- 150 g de queijo parmesao ralado*
- +/- 100 g de mozzarela em filetes*


Como fazer? 

Leve os tres primeiros ingredientes ao fogo ateh levantar fervura. Pre-aqueca o forno em temperatura media. Coloque o polvilho num recipiente e despeje os ingredientes fervidos por cima, misturando com uma colher de pau ateh que a massa esfrie um pouco. Junte os ovos e os queijos e misture tudinho com as maos ateh que a massa fique homogenea e comece a desgrudar do recipiente (mas nao das maos!).



Feito isso, unte as maos com oleo e vah fazendo bolinhas de mais ou menos 2 cm de diametro e dispondo numa assadeira untada ou, melhor ainda, forrada com baking paper. Lembre de colocar as bolinhas bem separadinhas uma das outras. Agora eh soh levar ao forno por uns 15/20 min ou ateh que eles comecem a ficar moreninhos (a receita deve dar pra umas 3 fornadas).
Tire do forno e sirva com um suquinho de abacaxi com hortela, se for verao, ou com um capuccino no inverno ;)


*  a medida eh aproximada, porque nao usei medidor, foi no olho mesmo

Em tempo: sabem o que fica otimo? rechear as bolinhas com pedacinhos de goiabada ou bacon. Ou se preferir, podem corta-los ainda quentinho e rechear com requeijao ou doce de leite. Delicinha!


Sabem do que mais? Vinizinho comeu quase a duzia! Fiquei assustada, era um atras do outro... Muito comilao esse rapaz.

2 comentários:

Polly Etienne disse...

ô gente??????? vocês estão passando bem, hein??? Ai Erica adorei a dica da goiabada e do bacon, hummmmmmmm ... vou fazer assim!! bj

Chris disse...

Ai, ai, ai! O pao de queijo tah com uma cara boa!! Vou tentar. Soh tenho que achar polvilho aqui (nem sei o nome em ingles). Outra dica eh oregano para um gostinho de pizza. Mas eu gosto mesmo eh dele purinho!