what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

senta que lah vem estoria

Ontem tive um daqueles dias, mas daqueles mesmo, quando era melhor nem ter levantado da cama, quem dirah sair de casa. Mas saih. Saih em busca de um clinico geral, o tambem chamado medico de familia, que de acordo com as normas australianas eh peca fundamental. Nao se vai a nenhum especialista sem antes passar pelo clinico, que eh quem decide se voce vai ou nao ser encaminhado para um especialista. Soh pra deixar claro, pediatra, que ao meu ver eh um clinico geral infantil, aqui eh especialista e crianca soh vai ao pediatra se o tal do medico de familia achar que deve. Ginecologista tambem.

Enfim, como eu jah nao ia ao gineco fazia tempo - desde que o Vini nasceu, pra ser mais precisa - fui em busca do meu passe, ateh porque jah nao faco preventivo desde antes da gravidez. Entretanto a banda aqui toca bem diferente e apesar do governo, em tese, cuidar direitinho do povo, Jesus!, ainda me belisco pra acreditar pelo que passei.
Seguem os highlights do meu dia de cao:

1- Acordei, tomei meu banho e sai, acompanhada de marido e filho em busca da minha consulta com um clinico

2- Chegando ao hospital aqui perto, descobri que eles nao atendem "emergencia", e soh quem o faz eh um outro hospital num outro bairro.

3- Mas, como o povo australiano eh simpatico, a mocinha da recepcao conseguiu me encaixar numa clinica "perto" pra dalih uma hora.

4- Voltei pra casa, chequei o endereco e putz!, a tal da clinica fica ha 2 Km de casa!

5- Pulei da cadeira, catei o vini (o marido aquela hora jah havia partido pro trabalho) e saih correndo pra nao chegar atrasada - e nessa, nao troquei o sapato

6- Empurrando o vinny no carrinho, fui marchando em passos ageis, ateh porque estava ameacando chover e nao havia um dolar em cash comigo, ou seja, pegar um onibus ou um taxi, nem pensar!

7- No meio do caminho, a sapatilha (linda, por sinal) arrebentou meu pezinho, que comecou a sangrar, entretanto naquele momento ainda nao sentia a dor que logo, logo iria se mostrar.

8- Aos trancos e barrancos, chego a clinica, entro, me apresento na recepcao e comeco a preencher a ficha.


9- Vinizinho que ateh entao estava colaborando, dah inicio ao seu show (detalhe: eu sozinha com ele).

10- Preencho a ficha e me dirijo a sala de espera, onde o que eu mais fiz foi esperar (peraih, mentira, o que eu mais fiz foi me desdobrar pra impedir que os escandalos do pequeno fossem ouvidos do outro lado da rua). Mas, quem pode reclamar? Fui gentilmente encaixada...

11- Apos a longa espera, minha vez! "Palmerira", chamou o medico (que era a cara do Dr. House).

12- Entrei, sentei e foi iniciada a consulta, que mais parecia uma conversa de botequim, alias, a primeira frase dele foi "estou vendo aqui que sua primeira lingua eh o portugues, voce entende ingles?" Aloooo! Como assim? Nao, nao entendo, nao, sabe fazer a linguagem dos sinais? (eu, jah querendo vestir a capa da garota tpm)
 
13- Vinny, voltando a ser aquele molequinho impossivel de uns dois meses atras, rasga, sem a menor cerimonia, o mega poster do "Finding Nemo" que havia na sala, ao que eu, obviamente, dou uma bronca e o medico chega bem perto e, engrossando a voz, manda ele pro outro canto da sala, onde havia um cesto de brinquedos (obvio que eu tive que me segurar pra nao pular no pescoco dele. Eu brigo com o meu filho; voce finge que nao se importa com a bagunca dele, afinal, ele nao tem nem 2 anos).

14- Vinny segue aprontando, gritando e irritando a mim e ao medico que, apesar de ter tres filhos e dizer que "sabe como eh", nao sabe, nao!

15- A consulta mais parece conversa de botequim, a ponto dele me dizer varias vezes: "desculpa estar te perguntando isso, eu sei que soa estranho porque voce nao me conhece, mas preciso saber...". Aloooo, voce eh o medico! Nao me importa se eu te conheco ou nao, nao estou aqui fazendo social; faz seu trabalho e vamos logo com isso, caramba!

16- Decubro que ele NAO vai me encaminhar pra bodega de ginecologista nenhum (em pensar que soh fui lah pra isso!!!!), jah que segundo ele, os medicos de familia soh encaminham pra especialista se eles nao conseguem resolver o problema. E mais, que ele mesmo vai me examinar, assim, sem nem uma enfermeira pra auxiliar. Pelo visto, eles eh quem fazem o preventivo. Muuuuito estranho!

17- Ninguem merece! Voces nao tem nocao!!! Na maca onde ele examina os pacientes tinha um lencolzinho amassado (na certa o bonitao que foi atendido antes de mim, deitou-se ali, ecaaaaaaaaaaaa!!!!!) e dois travesseiros, com uma cara pessima. Nada descartavel, nenhum papelzinho forrando. Foi necessario muito auto-controle naquele momento.

18- Apos o tal exame, seguiu no questionario informal (acho  que eles aqui acham essa informalidade bacana, soh pode... ai que saudade dos robos americanos!! pelo menos, eles sao bem mais limpinhos), perguntou sobre a vida, se eu estava estressada, se tinha insonia, se tinha um caso fora do casamento (!), enfim, essas coisas normais, enquanto eu tentava prestar atencao nas perguntas, sem tirar o olho do Vinny, que aquela altura estava completamente selvagem.


19- Isso tudo levou uns 15 minutos, que mais pareceram uma vida. Como musica de fundo, os escandalos do Vini, ateh que de repente ele vira pra mim e diz: "bom, eu nao tenho tempo de fazer uma primeira consulta decente contigo, porque foi um encaixe, entao temos que encerrar. Quando voce voltar pra buscar o resultado do exame a gente termina".

20 - Ainda meio chocada, comecei a catar os brinquedos que meu filho espalhou e com jeito tirar os que estavam na mao dele, oferecendo em troca o Iouiouiou, que estava comigo. Entretanto, o super delicado foi mais rapido e arrancou os brinquedos da mao do Vinny. Fiquei sem acao.

21- Agradeci o tempo dele e me despedi, ao que ele me diz: "nao eh a toa que voce estah estressada, espero que sua vide melhore". Mais uma vez, fiquei sem acao.

22- Passei na recepcao, paguei minhas contas e parti... pra nunca mais voltar!

23- Na volta pra casa, foram 2 Km embaixo de chuva, que tal? O peh? Seguiu com uma emorragiazinha basica ateh em casa.

24- Passei o resto do dia miseravel, encolhida em casa, desejando nao ter levantado da cama.

Divertido, neh?

Mas minha saga continua e eu preciso encontrar um outro medico de familia. Vamos ver se dou mais sorte da proxima vez.

Soh mais uma coisa: I so need a break :(

5 comentários:

Ricardo disse...

Essa historia de medico de familia eh foda! Aqui no Canada tbem eh assim! A gente tentando achar um medico de familia pra fazer "well-visits" de Bina e Felipe foi uma saga. Ateh pq a regiao onde a gente mora estah com falta de medicos, entao eh muuuuito dificil algum medico de familia te aceitar como paciente. Precisou a Marta suplicar pro medico pra ele nos aceitar. E eh claro, os medicos que jah sao estrelinhas, viram mais estrelinhas ainda qdo estao em alta demanda. Enfim, essa eh tbem uma longa historia, que a gente vai colocar no blog qdo der tempo.

Marta disse...

Meu marido ja contou. Parece q to lendo a historia da minha vida! Liiiiixo! Eh a unica reclamacao do Canada (so far)... E como medico ta em falta, quando algum te aceita vc fica grata e pronto. Nao tem essa de achar ele ruim nao!

Ja decidi q nao vou fazer preventivo com o nosso medico de familia nao. Muito esquisita essa historia... Vou eh pros EUA fazer com a minha medica de la! E to quase ligando pro pediatra americano se precisar de alguma coisa... Na cara dura!

Boa sorte...

Chris disse...

Deve ser herança britânica porque aqui é assim também. Tenta pensar em serviço de INPS no Rio pra ver se ajuda. A mim não ajuda, mas conheço um monte de gente aqui que diz "ah, é melhor do que serviço público no Brasil". (P.S.: se algum dia você tiver algo mais sério - bate na madeira - vá tratar no Brasil. Aqui arrancam o dente errado, engessam a perna errada, perfuram o útero, e por aí vai.)

Mudando de assunto, é engraçado ver que no mesmo post você escreveu Vini de maneiras diferentes. hehe

Tia Martha disse...

Ai, Eriquinha, você é 10 mesmo! Ri MUITO!!!!!!!!!!

Polly Etienne disse...

Nossa Erica, que grotesco!!
vou te escrever um email:)
bom descanso no findi então...
bj