what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

pois eh...

E nao eh que eu mordi a lingua e apos esses 5 meses sem dormir lah fomos eu e Nick pra Sleep School?

Eu, que seguia ignorando solenemente as ligacoes semanais da especialista em sono de bebe, que sempre tentava falar comigo, nunca conseguia e sempre deixava recado, me rendi, finalmente retornei suas ligacoes e no dia seguinte estava lah, com o coracao cheio de esperanca, porque, po, alguma coisa util ela devera ter pra me dizer, neh nao?

E tinha.

Nao foi um workshop milagroso, mas nas duas horas que passamos lah, tivemos umas dicas de como conduzir a situacao.

Pra ser bem sincera, estava morrendo de medo de chegar lah e ter aquelas maes de bebes que acordam de 3 em 3 horas e acham isso um problemao. Juro, eu iria ficar FURIOSA se ouvisse alguem dizer novamente: "my baby wakes up every three hours during the night... I can't take it anymore, I need my sleep!" Grrrrrrrrrrrrrrr!!!

Mas nao tinha. Tinha sim uma mae de primeira viagem, coitada, com uma bebezinha de 3 meses modelo baby Vini, que chora, chora e nao dorme nem 9 horas a cada 24. Baby Nick pelo menos nao eh chorao, nem gritalhao.

Mas voltando ao ponto, fui, neh? Achei, eh claro, a tal especialista, que se dizia a favor do tough love, um tantinho radical, "como assim, meu bebe nao precisa mamar de madrugada?" Tah certo, ele exagera, fica querendo o famoso aconchego do peito e por conta disso acaba acordando de hora em hora, mas, po, trata-se de um bebe que soh mama no peito!, entao pelo menos uma vez durante a madrugada o bichinho mama com afinco.

Mas de um modo geral, valeu super a pena, Dona Especialista nao mandou eu deixar meu bebe se esgoelar, o que jah eh um comeco. Tivesse ela sugerido isso, eu teria agradecido e ido embora na hora.

Mandou sim eu comecar a ensina-lo a dormir sozinho, tipo, embalar um pouquinho pra acalmar, mas coloca-lo no berco ainda acordado, com um bichinho, paninho, chupeta... essas coisas que aconchegam o bebe.

Gente, a verdade verdadeira eh que a teoria toda que ela discursou, eu jah sabia de cor e salteado, mas eh sempre bom ouvir de alguem dito especialista, ao inves de ler na internet.

Super importante eh que ela esclareceu que o bebe acorda varias vezes a noite nao porque sente fome (projeto "tentar a formula" foi pro espaco), mas porque estah naquele estagio do sono leve que eh facilmente interrompido, e mais, todos os bebes acordam varias vezes durante o tal sono leve soh que normalmente voltam a dormir sozinhos, sem nem barulho fazer, o problema eh que alguns nao conseguem voltar a dormir por conta propria e como se sentem sozinhos, choram por companhia, que tal? Eh o caso do meu pequerrucho.

Grosseiramente falando, o bebe que, digamos assim, nao nasce sabendo, tem que aprender a se auto-ninar, pra que tenha uma noite tranquila e acorde descansado. e nao leve a mae a exaustao

Basicamente, o fato dos bebes acordarem tanto, tambem tem a ver com o equilibrio, ou melhor, o desequilibrio entre alimentacao, sono e brincadeira. Tem bebes que ficam numa boa sem uma rotina rigida, outros, precisam de uma muito bem estabelecida. Entao, no caso do nosso pequeno, aquela estoria de acordar, mamar, brincar e dormir, precisa ser colocada vigorosamente em pratica, sempre observando os sinais e nunca deixando um bocejo, por exemplo, passar despercebido, porque eh muito mais facil estimular o bebe a dormir por conta propria se ele nao estiver muito cansado/exausto. Sem falar que se ele dorme bem, acorda com fome e se come bem tem energia pra brincar e se brinca bastante, cansa e dorme novamente, gerando o tao almejado ciclo saudavel.

Bebes nessa fase (ateh um ano de vida) precisam de 13 a 14 horas de sono (os meus nunca dormiram isso tudo) em media, divididos em 3 a 4 sonecas diurnas de no minimo 45 minutos, que eh quanto dura um ciclo (haha!) e uma longa e revigorante dormida a noite (hahaha!). O meu, nao faz nem um nem outro, claro. Entretanto, segundo a Dona Especialista, eu tenho que olhar a big picture. Ora ora, disso eu sei, mas vem fazer!

Bem, na noite de ontem pra hoje comecei a tentar colocar em pratica e nem preciso dizer o quao cansativo foi, neh? Mas digo assim mesmo, foi muuuuuuito cansativo!  Contudo consegui, aos trancos e barrancos, fazer com que ele mamasse soh uma vez durante a noite, por volta da meia-noite (isso porque foi dormir as 9:30, e imediatamente antes disso, havia mamado), soh voltando a mamar (com gana de dar inveja a um morto de fome) as 6 da matina. Claro, logico e evidente que ele acordou trocentas e noventa e nove vezes durante a madrugada e em todas elas, lah fui eu, capenga que soh, dar a chupeta, que sempre eh cuspida, colocar o Pooh pra ele abracar e dar umas batidinhas no bumbum, ateh ele acalmar e voltar a dormir. Pegar no colo pra acalmar, soh em caso de escandalo, mas tao logo o escandalo diminuia, bercinho nele. Teve ateh uma vez, que com o coracao apertado o deixei reclamar por alguns minutos, claro, sempre segurando a maozinha dele e tentando acalma-lo, mas soh amamentei uma vez, quando vi que ele realmente estava com fome e nao era apenas manha. Dificil, cansativo demais da conta. Estressante.

Durante o dia, nao sei como, consegui faze-lo tirar uma soneca de 45 minutos, ainda de manha, uma de 1 hora (!!!!!), por volta do meio-dia,  uma de 15 minutos (que nao conta, porque nao chega a ser um ciclo completo) no meio da tarde e uma de quase 1 hora mais pro fim da tarde. Ainda nao estah como deve ser, meio fora do controle, com muitas tentativas antes de conseguir consolidar uma soneca, mas to com esperanca - eu sempre tenho esperanca!

Mamar, ele continua mamando um pouco mais do que, em tese, deveria, mas po, bebe que mama no peito nao eh como bebe de mamadeira que dah pra ver quanto mamou, ele mama e pronto, voce tem que confiar nos sinais de que ele estah bem alimentado... Alias,  esse foi outro assunto que a Dona Especialista abordou: a menos que a crianca/bebe esteja muito abaixo do peso, ou muito pequenininha, deve-se confiar no instinto dela e nao forcar a mamadeira ateh o fim, se ela nao quiser.

Bem, daqui uma semana, a Dona Especialista me ligarah pra saber como anda o bebe (jah falei que tudo isso eh de graca? no charges at all!) e se, Deus nos livre, ele ainda nao estiver dormindo, seremos "promovidos" pro day in, ou seja, o dia INTEIRO lah! Jah mencionei que meu problema nao eh o dia?? Que o que me mata sao as noites? Alias, pelo visto, conseguir que ele tire 3 sonecas de 45 minutos por dia nao eh tao dificil assim, o problema eh a noite. Oh well...

Em tempo: CLARO, que bebezuco comportou-se muito bem durante o workshop e, inclusive, dormiu so-zi-nho e me deixou com cara de tacho. Mas tudo bem, a Dona Especialista sabe que essas coisas acontecem...

Soh mais uma coisa: Felizes as maes que nao precisam passar por esse processo penoso.

Um comentário:

Chris disse...

O livro que eu li tem as mesmas teorias e dicas. Antes de Laura ficar doente, consegui fazer algumas das coisas, mas ela desaprendeu quase tudo e voltamos quase a estaca zero. A unica coisa que nao consegui foi eliminar as mamadas da noite - ela chora tanto, tao alto e sofrido, que a gente resolveu que 5 minutos mamando eh melhor do que 30 chorando. Mantenha-nos informados!!