what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

sábado, 23 de outubro de 2010

primeiro mes fora da barriga

***escrito aos 24 de outubro de 2010***


Nick e a "abeluda" =)
 No dia 22/10, baby Nick completou um mes de vida fora da barriga... e como ele cresceu!

Na ultima consulta, a das 4 semanas, comprovamos que nosso comilaozinho de plantao estah num ritmo alucinado de crescimento e engorda. Agora, ele mede 54,8 cm e pesa 4,872 Kg. Cresceu e engordou acima do maximo esperado. Esse eh meu Big Boy :)

O lado ruim eh que as roupinhas de recem-nascido jah nao lhe servem mais - mas a mamae aqui, insistente, ainda forca uma barra... elas sao tao fofas, dah peninha de descarta-las.

Fora isso, aprendemos um pouquinho mais sobre como lidar com essa figurinha, gracas a enfermeira que nos atendeu, que deve ser meio bruxa, soh pode!, jah que descreveu com detalhes nao soh o comportamento do pequeno, como tambem os males que o assolam, tudo baseado na soma de dois fatores: minha declaracao de que ele mama(va) a cada meia-hora se lhe for permitido e o fato de que ele engordou acima do esperado.

Resumindo a opera, ela me aconselhou a nao sucumbir ao choro dele e amamentar com intervalos de no MINIMO duas horas, jah que o bichinho mama muito nao porque tem fome, mas porque eh guloso mesmo :). Brincadeiras a parte, a verdade eh que o fato dele aceitar o peito quando chora, nao significa que estah com fome e mesmo quando ele chupa a maozinha, isso nao quer dizer que eh hora de mamar, jah que a succao gera conforto, logo, ateh uma colica pode ser amenizada se ele for colocado pra mamar. Prova disso eh que, conforme ela viu em sua bola de cristal, muitas vezes ele dorme no peito apos dois minutos de mamada. Isso nao aconteceria se ele estivesse com fome. O que fazer? Nao dar moleza pro pequeno!, porque segundo a nurse, se eu amamenta-lo cada vez que ele chorar desesperadamente, ele vai aprender o mecanismo do dominio da situacao e gerar uma cenario pouco saudavel pra mim e pra ele. Pra mim porque eu fico exausta e em carne viva. Pra ele porque o fato dele mamar pouquinho tempo, faz com que ele pegue soh o leite inicial, o que dah mais gases (logo, mais colica), e assa o bumbum. Sem falar que mamando por pouco tempo, ele nao fica satisfeito de verdade, o que o faz acordar poucos minutos depois, querendo o famoso refilzinho e aih, meus caros, o dia vai passando e eu vou criando raizes naquela bendita cadeira.

No mesmo dia, comecei a botar em pratica o conselho da minha amiga enfermeira e, coincidencia ou nao, ele estah melhorando - apesar de ficar furioso por ter que esperar intervalos de duas horas entre as mamadas. Mas como dizem por aih, pra se fazer um omelete eh necessario quebras os ovos primeiro. Acho que o sacrificio de ve-lo se esgoelando estah valendo a pena. Mas nao quero cantar vitoria antes do tempo. Vamos aguardar uma semana e ver se o progresso continua. O importante no momento eh que consigo ver a luz no fim do tunel... jah pensou se o Nick vira um bebe modelo??? Que sonho! :)

Em tempo: sei que jah reclamei muito do sistema de saude daqui quando cheguei, mas preciso repetir que estou extremamente satisfeita com a saude infantil. Eles sao extremamente organizados e os profissionais sao absurdamente competentes. Mas isso eh assunto pra um proximo post ;)

Nenhum comentário: