what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

entao eh (quase) natal! tem certeza?

Eh interessante reparar na cultura, nos costumes de cada pais, cidade, regiao. Algumas coisas sao muito obvias, como jeito de se vestir, de se relacionar, de comer... outras sao mais disfarcadas e soh o dia-a-dia nos permite notar as diferencas.
Sendo brasileira e carioca, tendo vivido pelos ultimos 5 anos no Midwest americano, e estando hoje de volta a uma big city, soh que do outro lado do globo, me dah ferramentas suficientes pra varias analogias.
Ultimamente o fato que mais tem me chamado a atencao estah relacionado ao Natal, mas nao a essencia do Natal, nao ao seu real significado e sim ao simbolismo mais comum, mais superficial, comercial, tao presente nos preparativos para o dia em si.
Seja no Rio (e em quase todo o Brasil - nao sei como se comporta a populacao ribeirinha, por exemplo, e nao quero generalizar :)), seja em Bloomington (e aih sim, acho que posso generalizar: em todo EUA), entra dezembro e tudo ao redor transpira Natal. Seja a portaria do predio, as varandas, as portas de entrada, as vitrines, as mega arvores decoradas, o Papai Noel de plantao pras fotos, os shoppings apinhados, estacionamentos lotados, as musicas natalinas, o caminhao da coca-cola passando a noite com aquela trilha sonora tao caracteristica, as cerejas, castanhas, o chester, o peru, os fios de ovos, os rolos de papel de presente nos camelos, pra onde quer que voce olhe, estah o Natal.
Se no Rio eu sempre me senti imersa no verde e vermelho, imaginem nos tempos de Bloomington, quando alem do verde e do vermelho, havia tambem o branco da neve que dava o golpe de misericordia nesse feriado encantador. Lah sim, as pessoas encarnam o espirito natalino e levam as ultimas consequencias: adornos de cabelos com chifrinhos de renas, sueteres com estampas natalinas, Merry Christmas pra cah, Merry Christmas pra lah. Bobinho, mas gostoso de participar.
Jah aqui, a estoria tem sido outra, e andando pelas ruas, mal se sabe que eh Natal. Sao raras as casas (sutilmente) decoradas, as vitrines ateh aludem ao tema, mas nada grandioso ou emocionante. Ainda nao vi Papai Noel nas ruas (parece que tem nos shoppings, mas ainda nao vi), nem ninguem com sininho em frente ao mercado pedindo doacao pras criancas carentes. Ficou uma lacuna, parece que falta alguma coisa. Eh estranho. Claro, pode ser a regiao em que estamos, nao vou ao centro da cidade faz tempo... talvez os ares lah estejam mais natalinos, mas o ponto eh que embora voce veja mencao ao Natal aqui e ali, eh tudo muito sutil, quase transparente. Nao vejo o fervor natalino.
E os shoppings?? Praticamente vazios (ou pelo menos, nao estao especialmente cheios dada a epoca).  Nao sei se todos, mas os que temos visitado estao meio entregues as moscas. As lojas como sempre, fecham cedo; nao ha muito movimento, ninguem se esbarrando carregado de sacolas. Serah que o clima ainda vai mudar? Serah que na semana do dia 25 o ar natalino chega? Parece que nos dois dias que precedem o Natal, as lojas funcionarao ateh meia-noite! Serah que o problema daqui eh que o povo eh tao devagar, tao baiano que demora pra sair da rede ateh pra celebrar?
O que eu sei eh que pela primeira vez em toda minha existencia eu nao sinto o Natal chegando.
Nao que Natal seja sinonimo de consumo pra mim, mas de alguma forma, eh sinonimo de pessoas se agitando, se preparando pra juntas comemorarem a data - muito embora, muitas vezes o real sentido fique perdido em meio a fartura de presentes e comidinhas gostosinhas, o fato eh que ha o desejo da comunhao e, normamlente, o tempo que precede esta comunhao eh preenchido por cores e sabores que soh os dias que precedem o Natal tem.
Eu mesmo ainda nao montei arvore, e nem um presepio. Montarei, eu acho. Me falta clima...

3 comentários:

Cris disse...

Falei sobre essa sensação com uma professora e ela me disse que a comunidade tenta "respeitar" todas as religiões, não dando ênfase exagerada para o Natal. Assim, os cristãos tem um Natal mais ou menos, mas não ofende os não-cristãos. Vai entender...
Esse ano não teve a vitrine da Myer? Essa é linda, vale a pena levar o Vini.
Aqui em Sydney a Myer não faz vitrine e tem uma arvorezinha mais ou menos no Martin Place.
O jeito é fazer o Natal acontecer na casa da gente mesmo.
Abraços.

william disse...

Enquanto isso, por aqui, já existinha Papai Noel ensaiando em outubro ohohohohohoh...

abraços beijos

Cris disse...

Erica! Lembrei de outra coisa muito legal no Natal aí, só que ninguém fala muito. Ano passado eu e o Gui fomos no Federation Square assistir o show do calendário de advento. Era muito fofo, nós adoramos. As crianças então, amam! É um show muito lindo e espero que tenha algo parecido este ano. Vale a pena. Abraços.