what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

por que?

Quando o Rio ganhou a disputa pelas Olimpiadas nao comemorei - mas confesso que lah no fundinho fiquei a little bit proud, sorrindo por dentro. Fazer o que?, sou passional, sim, nunca escondi de ninguem! E amo de paixao minha cidade maravilhosa e cheia de problemas.
A questao eh que pra ser bem sincera, nao acredito que todo o milionario investimento previsto pra dar jeito nos 'probleminhas' do meu Rio vah ser bem utilizado, alias, infelizmente, visto o historico da evolucao (?) da cidade e suas inumeras (mas) administracoes, soh posso concluir que mais uma obra de maquiagem serah feita - desta vez em escala mega-monumental.
Nao sou pessimista, e torco muito, muito mesmo pra que meus pensamentos estejam errados, mas tambem nao quero me deixar enganar por promessas de um novo Rio, onde a problematica do transporte, da seguranca, da limpeza e da infra-estrutura serah resolvida sem obras superfaturadas, com vias expressas 'inteligentissimas', e exercito nas ruas. Infelizmente tendo ao ceticismo e a soh acreditar que tudo serah temporariamente lindo, sabendo, porem, que ateh a mais bem feita das maquiagens tem prazo de validade curto.
"Pior nao dah pra ficar", afirmam muitos, "qualquer coisa que se faca pra melhorar a cidade eh lucro" (qualquer coisa? como assim? eh muita grana em jogo! the results better be fantastic!).
Antes fosse simples desse jeito. Queria mesmo que no meio do caminho nao houvesse bandalha, descaramento, corrupcao, desvio de verba... queria muito que os problemas pudessem ser solucionados, senao na integra, na raiz. Queria que os esforcos fossem direcionados pro futuro distante e nao pro momento 'Olimpiadas'. Queria acreditar na seriedade dos responsaveis pelo mega-evento. Queria acreditar que as melhorias estao sendo planejadas pra durar e nao apenas pra mostrar.
Mas, infelizmente, nao acredito - e repito, quero muito estar errada!

Colocando minhas consideracoes realistas de lado, e fechando os olhos pra minha indignacao (como se possivel fosse), tenho soh uma pergunta: POR QUE eu nao estou no Rio agora??? Logo agora, que o boom do mercado imobiliario estah se armando, logo agora que as turbinas da construcao civil estao sendo aquecidas e prometem movimentar os escritorios de arquitetura  como ha muito nao se via. Logo agora, estou aqui do outro lado do mundo e nao poderei participar desse marco do Real Estate carioca. Sim, porque mesmo que minhas pessimistas previsoes estejam corretas, a verdade eh que pelos proximos anos, a vida dos meus colegas arquitetos cariocas vai ficar bem movimentada (e jah nao era sem tempo), mas eu, certamente, nao comerei um pedaco desse bolo. Que fado o meu!

Nenhum comentário: