what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

sábado, 20 de março de 2010

e ontem foi dia de medico

***escrito aos 17 de marco***

Mais uma vez, respiro fundo, fecho os olhos e entro nas instalacoes do meu amigo Sandy. Uma quase infinita linha verde me conduz ao setor onde os medicos atendem e chegando lah, comeca a espera.
A espera - parte I
Entro na primeira salinha, cheia de gravidas, pego minha senha, sento e me ponho a esperar. Opa! Chamaram meu numero! Vou ter com a recepcionista, que apos meia duzia de palavras, pega o meu cartao do Medicare e me encaminha... para a outra sala de espera.
A espera - parte II
Jah na segunda sala de espera, vejo rostos "conhecidos" da primeira. Muitas barrigas e todas elas fizeram a minha parecer, nao mediocre (porque mediocre jah seria um avanco!) mas insignificante :). Confesso que ver uma colega indiana exibindo uma mega barriga as meras 21 semanas me fez sentir melhor. Se bem que ela pode estar esperando gemeos, vai saber!
Enfim, tome de esperar. Ateh que surge uma mocinha (nos seus 50 e poucos) me chamando. Pensei: serah possivel?? Minha vez?? Hmmm, quase... ela queria apenas pegar meu historico e dizer que jah jah seria atendida. Jah jah? Sei...
E tome de esperar.
Agora sim, de volta, a mesma mocinha, que na verdade era uma das simpaticas parteiras, me conduz a salinha dela, onde a postos estava um estudante de medicina, fazendo estagio (claro que com nossa autorizacao).
Conversa vai, conversa vem, por lah ficamos muito tempo discorrendo sobre todos os pontos possiveis ateh que enfim sou reencaminhada para a jah familiar segunda sala de espera. Desta vez, a espera da doutora medica :\
Ah sim, a parteira eh tao atenciosa e detalhista que ligou pro laboratorio onde fiz exames de sangue no fim do ano, antes de engravidar, pra checar os resultados, os quais, vejam voces, indicavam que jah naquela epoca estava com as quantidades de ferro abaixo do minimo. Na epoca minha GP nao deu importancia ao fato e apenas me disse que se eu quisesse poderia tomar um suplemento de ferro. Como nao tomei, obvio que a esta altura estou praticamente ferro-free :(. Mas fiquei contente com a preocupacao/competencia da minha amiga parteira :)
A espera - parte III
Espera, espera, espera. Ainda bem, estava passando o show da Ellen na TV, o que fez o processo ser menos cansativo. E eis que finalmente, surge a medica, devidamente acompanhada do nosso jah camarada estudante e me chama para a salinha final.
Numa consulta breve e, sinceramente, dispensavel, a doutora (que descobri ser amiga da miha GP) passa os olhos apressados pela minha ficha, ouve os batimentos do baby (que como sempre, me emocionaram... nem tanto ao papai, hehe) e checa o utero. Me faz umas perguntas, dentre as quais, uma eu nao entendo (sotaque carregado!), deduzo errado e, obviamente dou uma resposta nada a ver (como se me perguntasse se eu gosto mais de laranja ou banana e eu respondesse "1980"...). Precisou o simpatico estudante repetir com seu sotaque chines (ou coisa que o valha) pra eu entender.

A maratona estava quase no final. Depois dali, fiz enfim meu primeiro exame de urina e marquei ali mesmo, no meu querido Sandy (oh vida), minha segunda e ultima ultra, que farei as 20 semanas, logo antes da minha proxima consulta, que infelizmente serah novamente com um medico, jah que permaneco na fila de espera pelo atendimento 5 estrelas com as parteiras.

Deste dia, ficaram alguns aprendizados:
- nao eh de praxe pesar as gravidas;
- estudantes de medicina em terras australianas sao otimos, pena que se transformem nesses profissionais pedra de gelo que tratam os pacientes como numeros;
- midwives rock! they are the best! Simpaticas, atenciosas, carismaticas, sensiveis e delicadas. Seres humanos de verdade;
- embora as instalacoes do meu amigo Sandy estejam a anos-luz do que eu gostaria, nao posso negar, as coisas funcionam;
- tiro meu chapeu pros medicos do Brasil, especialmente praqueles que eu conheco, que atendem seus pacientes sem pressa, que ouvem e que se importam de verdade e mesmo muitas vezes atendendo por plano de saude, que paga uma merreca, nunca se limitam a uma consulta corrida de 15 minutos.

2 comentários:

Chris disse...

Minha última experiência com a midwife não foi tãããooo legal quanto as primeiras - foi uma midwife diferente (já tive 3 até agora), novinha, com ajudante (??) que fazia todo o trabalho 'sujo' enquanto ela só ficava sentava fazendo anotações, e ela não fez metade das perguntas que deveria ter feito. Minha sorte é que - apesar de grávida de primeira viagem - resolvi relaxar e gozar e ver tudo pelo lado bom. Mas, sim, sim, midwives são melhores do que GPs!

Cris disse...

Menina, me vi no hospital que "frequento". Sempre tem um estudante de medicina, que, às vezes, tem mão muito pesada, sempre tem muitas horas de espera, e os médicos sempre estão com pressa e não respondem as dúvidas. Estou até agora sem saber algo muito importante (se posso ou não posso fazer). Vou ter que marcar com a GP para fazer uma pergunta simples.
Mas que bom que o Sandy está te surpreendendo. Melhor assim.
Desejo que sua gravidez flua leve e desestressada!
Beijos.