what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

quinta-feira, 4 de março de 2010

sistema de saude aussie

***escrito aos 18 de janeiro (5 1/2 weeks pregnant)***

Well, well, vou me segurar antes de reclamar ou elogiar formalmente (aqui no blog, claro) e por enquanto soh vou dizer que eh diferente. Diferente do Brasil, diferente dos EUA.
Ainda nao tive minha primeira consulta com a midwife, ainda nao fiz o primeiro exame de sangue, nem a primeira ultra. Estivesse eu nos EUA, teria entrado na clinica, me dirigido a recepcao e ido direto pro banheiro com potinho na mao pra coleta de urina, que ali mesmo seria analisada, na horinha. Teria tambem sido examinada pelo medico, pressao medida, peso checado. Aqui, soh terei essas 'besteirinhas' feitas lah pela decima semana.
O que me tranquiliza (kind of) eh que a medicina daqui eh das mais avancadas do mundo e que o indice de mortalidade infantil eh mais baixo ateh que o dos EUA, entretanto atrapalha bastante o fato de que minha primeira experiencia tenha sido tao diferente. Acho que americano eh mais precavido, sei lah...
Eh engracado, mas a gente sempre encontra alguma coisa pra reclamar, ou, digamos assim, pra "achar diferente". Lembro que fiquei chocada com o sistema dos EUA, onde o seu medico eh precedido por uma enfermeira que te leva pra uma salinha e faz as checagens de rotina, para soh entao o Dr. Rock Star aparecer - vindo da salinha anterior e indo para a proxima - trocar meia-duzia de palavras contigo e perguntar se ha alguma duvida. Lembro bem que, apesar de ter gostado do meu medico, achei o fim da picada, o cumulo da falta de calor humano e do excesso de profissionalismo :)
Bom, dessa vez, ao longo da gravidez, terei 7 consultas, 3 delas com medico (nao necessariamente o mesmo) e 4 com midwife (nao necessariamente a mesma). Dizem que as midwives sao mais calorosas, que se importam mais... tomara. To precisando sentir que ha uma mao amiga me guiando nesse sistema australiano.

Nenhum comentário: