what the heck does it mean?

The jump of the kangaroo é minha versão aussie pro "the jump of the cat". Malandragem carioca com sotaque australiano. Um mix que surgiu num momento quando, ainda moradora da Terra do Tio Sam, explicava alguma coisa - nao lembro o que - pro meu marido e sem querer, o "kangaroo" entrou no lugar do "cat" - talvez por eu estar impregnada de Australia...

terça-feira, 9 de março de 2010

falando sobre ganho de peso, ou pra ficar mais bonito, aumento de massa corporal

Em minha primeira gravidez, somei 16 Kg ao meu peso pre-gravidez. Se bem que se considerarmos que perdi uns 2 Kg nos 3 primeiros meses, a conta aumenta pra 18... Mas vamos ficar nos 16, que jah eh assustador o suficiente.

Sorte minha, conforme voces podem notar se clicarem AQUI, nao fiquei obesa, apenas com uma barriga de respeito. O probleminha eh que logo apos o parto, perdi apenas 8 dos 16 Kg e that was it! Os 8 Kg restantes, como um passe de magica, nao contentes em ocupar a regiao abdominal, se espalharam por pernas e bracos e bum-bum e peitos e foi uma tristeza, fiquei sem formas, nada cabia em mim. Fiquei tao arrasada que muitas vezes deixei de sair por que mergulhava no armario e nada ficava bom. Deprimente.

Claro, nunca cogitei a possibilidade de dieta (comer sempre me deixou feliz :)), e apesar de ter cogitado ateh contratar um personal trainer, nunca tomei nenhuma atitude pra reverter a situacao.

Bom, pra nao dizer que nunca fiz nada, passados os 4 primeiros meses de vida do Vini, quando a balanca indicou que eu havia perdido mais 2 miseros Kg, me enchi de esperanca e comecei a fazer esteira, uma hora por dia. Entretanto, passadas duas semanas, pasmem, ganhei um quilo inteirinho! Claro, engavetei o projeto esteira e resolvi deixar a natureza  falar mais alto, ateh porque, pensem comigo, eu odeio academia, dieta entao, nem pensar... logo, se eu lancasse mao de quaisquer desses artificios, certamente nao seria por muito tempo e, por mais que tivesse efeito a longo prazo e eu perdesse todos aqueles quilos, assim que meu objetivo fosse atingido, voltaria a ser a Erica de sempre e aih, meus caros, tenho certeza que ganharia tudo novamente.

Pois bem, demorou, mas nove meses apos o nascimento do Vini, faltava-me apenas perder 2 Kg, que foram perdidos lentamente ateh seu primeiro aniversario.

Revisto meu drama, fica a questao: serah que terei a mesma "sorte" desta vez? Digo, a sorte de voltar ao meu peso normal. Sim, porque desta vez, jah comeco o primeiro trimestre com bons dois quilos extra e uma barriga beeeeeeem mais protuberante que a da primeira vez (alias, se voces derem uma olhada AQUI, verao que minha atual barriga de 13 semanas compara-se em tamanho as 20 semanas na gravidez do Vini. Se isso nao for assustador, nao sei mais o que eh!

Enfim, o fato eh que de acordo com meu IMC pre-gravidez (indice de massa corporal) que era de aproximadamente 20 e portanto no intervalo de 19,8 a 26 (eutrofia), devo ganhar entre 11,5 a 16Kg ateh o final da gravidez, ou seja, 400g semanais a partir do 2º trimestre. Entao, minha gente, nao ha muito pra onde fugir, lah vou eu novamente por essa estrada tortuosa rumo ao ganho dos 16 Kg... oh vida...

Um comentário:

Polly Etienne disse...

OMG! cada um com sua cruz né? eu engordei 14kg na minha gravidez e perdi 10kg nos 3 dias que fiquei no hospital e os outros 8kg, pasme, em 2 semanas. Eu ODEIO a barriguinha protuberante que ficou, grrrrrrrrr!! Mas Erica, eu estou de dieta menina, pra ganhar peso, acredita? é que depois que perdi os 14kg da gravidez, eu continuei emagrecendo, emagrecendo...e acabei ficando abaixo do peso de antes de engravidar. Agora estou eu contra a balança. As pessoas acham que é fácil e acham graça desta dieta pra ganhar peso, te digo de carteirinha, é difícil demaissssssssssssss!! Mas já recuperei 2kg. Queria é criar coragem e ser disciplinada e encarar uma academia, pra tonificar os musculos, mas ando tão cnasada...oh well!!